Blog

Uso abusivo de MP3 e aparelhos similares leva à perda auditiva

9 junho 2009

O uso freqüente dos aparelhos de MP3 vem provocando perda auditiva em crianças e adolescentes e quanto mais tempo com o fone de ouvido, alerta o otorrinolaringologista Fabrizio Romano, do Hospital Infantil Sabará, maior os riscos para a saúde auditiva.

Vários estudos apontam que ouvir músicas entre 100 decibéis e 115 decibéis, volume máximo desses aparelhos, por 15 minutos, já causa dano grave que pode levar à perda permanente da audição. Mesmo volumes mais baixos, porém, podem ser prejudiciais, se o paciente ficar exposto por períodos prolongados.

De acordo com pesquisa holandesa feita com 1.687 adolescentes, entre 12 e 19 anos, 48% dos participantes disseram ouvir o aparelho no mais alto volume. O estudo foi publicado neste mês no jornal da Academia Americana de Pediatria.

Para evitar problemas, o otorrinolaringologista dá uma série de conselhos. Um deles, por exemplo, é usar fones que isolam o som do ambiente, pois não se compete com os sons externos. “Assim não é necessário ouvir a música tão alta”, destaca.

Ao ouvir o som alto, a partir de 85 decibéis, já há um risco, pois as células ciliadas, localizadas no interior do ouvido, são destruídas. “Algumas pessoas são mais sensíveis do que outras, mas o que poucos sabem é que essas células não se regeneram ao longo dos anos, ou seja, uma vez instalada a perda auditiva, ela é irreversível”, explica o médico.

Fonte: Uso abusivo de MP3 e aparelhos similares leva à perda auditiva