Treinamento – Infraero faz simulação de acidente
Treinamento – Infraero faz simulação de acidente
22/06/11
Funcionários das empresas e órgãos, que atuam no Aeroporto Internacional Marechal Rondon em Várzea Grande participaram na manhã desta sexta (17), de mais uma simulação do Curso de Preparação do Corpo de Voluntários de Emergência (CVE).
O instrutor do Corpo de Bombeiros e do curso de voluntários de emergência, João Paulo Gonçalves, disse que 40 voluntários e 20 alunos do curso técnico de segurança do trabalho do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e estudantes do curso de Medicina da Unic participaram da simulação. “O objetivo foi testar o conhecimento na prestação de primeiros socorros e o tempo de resposta das equipes de salvamento”.
De acordo com diretor do Aeroporto de Várzea Grande, João Marcos Coelho Soares, o exercício busca chegar perto do real e tem dois fatores. O primeiro diz que é importante para o preparo das pessoas que trabalham no setor aeroportuário. O segundo frisa a integração de todos os órgãos para diminuir os impactos de emergência real.
O voluntário Roberto Vitorazi, “vítima de queimadura estava com muita dor”. Ele explicou que a simulação é muito importante, pois de certa forma contribui para o aprendizado dos voluntários e aumentam os conhecimentos. Ele é professor do Senai.
Vagner Sanches da empresa aérea Azul e também estudante de enfermagem falou sobre a adrenalina da sua participação. Ele contou que sua função era atender uma ‘vítima’ de queimaduras nos braços, lesão do membro inferior e lesão na cabeça.
Na simulação, além da rapidez das equipes em apagar o incêndio no suposto avião acidentado, foram prestados os primeiros socorros as vítimas, tudo acompanhado de perto pelos monitores.
Na simulação, todo o plano de atendimento a emergências foi acionado. Os carros de combate a incêndios que carrega água, pó químico, espuma, dois helicópteros da Polícia Militar, ambulâncias particulares da Help Vida, Card Med para o atendimento a vítimas em situação de difícil acesso.
Fonte: Circuito Mato Grosso
Comentários