SRTE/SE se reúne com produtores de cana
Aracaju/SE – Em razão do início da safra do setor sucroalcooleiro, ocorreu reunião na SRTE/SE com todos os proprietários das usinas. O objetivo é melhorar e aperfeiçoar as condições de trabalho na produção da cana-de-açúcar no estado de Sergipe.
No encontro foram expostos temas, tais como: aplicação da NR 31 segurança e saúde no trabalho na agricultura, os cuidados necessários no transporte de trabalhadores, o estimulo a negociação coletiva, a função da propriedade e a necessidade pela busca da redução dos acidentes de trabalho.
Foi destacado a transversalidade das normas da NR 31 com as relações de trabalho e com o meio ambiente. Uso dos agrotóxicos, a necessária cobrança pelo uso dos EPIs, a importância dos treinamentos, etc. No período da safra são aproximadamente 6.500 trabalhadores.
Quanto a redução dos riscos inerente ao trabalho, a SRTE/SE destacou que um dos principais focos da fiscalização do trabalho é a prevenção dos acidentes de trabalho. É preciso promover a cultura da prevenção, para mudanças positivas nos ambientes de trabalho. Os acidentes de trabalho têm um elevado ônus para toda a sociedade, além das mortes e mutilação de trabalhadores, também geram despesas com o pagamento de benefícios previdenciários, recursos que poderiam estar sendo canalizados para outras políticas sociais.
Comentários