Blog

Sindicatos se reúnem com INSS para questionar atuação da perícia médica

8 junho 2011

Sindicatos se reúnem com INSS para questionar atuação da perícia médica

 

A Direção Nacional da CUT iniciou, em abril, uma relação de maior proximidade e diálogo com a Previdência Social. Em reunião realizada no dia 28, as centrais sindicais sentaram à mesa com o ministro da Previdência, Garibaldi Alves Filho, e com o presidente do INSS, Mauro Luciano Hauschild para apresentar sugestões e discutir possíveis melhorias no trabalho da perícia médica do INSS.

“Além da qualificação técnica, os peritos precisam conhecer a legislação e os procedimentos internos da Previdência. Só que o INSS não os submete a esta capacitação, ficando a cargo dos mais antigos repassarem estas informações aos mais novos, sendo que esta mensagem acaba chegando com uma série de vícios. Por isto, pedimos que seja avaliada a possibilidade de implementação de um programa de qualificação, englobando sua metodologia, conteúdo, carga horária e periodicidade”, explica Gilberto Almazan, presidente do Diesat (Departamento Intersindical de Estudos e Pesquisas de Saúde e dos Ambientes de Trabalho).

Outro item levantado pela base sindical refere-se à informalidade na atuação do perito. De acordo com eles, por não haver padronização quanto aos procedimentos a serem adotados pelo profissional da perícia durante o processo de avaliação de concessão de benefício, a solicitação de exames acaba sendo realizada de modo informal. “Um dos maiores problemas atuais é a postura adotada pelo profissional. Muitas vezes, o trabalhador que está solicitando afastamento em decorrência de doença profissional ouve do perito que receberá alta por não apresentar um exame médico informalmente solicitado. Só que isto não está escrito em lugar nenhum, ficando restrito apenas ao perito e ao solicitante do benefício”, constata Almazan.

Confira a matéria na íntegra na Edição 234 da Revista Proteção.

Fonte: Sindicatos se reúnem com INSS para questionar atuação da perícia médica