Setor de limpeza profissional vai disputar trabalhadores com construção civil em 2010
O aquecimento da economia brasileira vai intensificar a briga por trabalhadores entre as empresas. O setor de limpeza profissional, o segundo que mais emprega no país, pretende abrir 60 mil novas vagas neste ano, segundo Luciano Galea, presidente da Associação Brasileira do Mercado de Limpeza Profissional (Abralimp).
A entidade já espera uma disputa por profissionais com a construção civil, o setor que mais emprega no país e que planeja criar cerca de 200 mil postos de trabalho neste ano. A escassez de mão de obra qualificada e a alta rotatividade de funcionários estão entre as principais dificuldades desses setores.
As empresas de limpeza profissional faturaram R$ 9,2 bilhões e somaram 1,5 milhão de empregos em 2009, segundo a Abralimp.
Em um ano marcado pela crise econômica, o setor cresceu 8,5%, resultado bem acima da expansão de 1% esperada pelo Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo (SindusCon-SP) para o PIB da construção civil em 2009.
No final de 2008 e no primeiro semestre de 2009, o setor de limpeza aproveitou a crise para incorporar parte dos profissionais da construção, afirma Galea. “Deste ano em diante, a disputa vai ser forte. O perfil do nosso trabalhador é o mesmo.”
Autor: Guilherme Barros
Fonte: Setor de limpeza profissional vai disputar trabalhadores com construção civil em 2010
Comentários