Blog

Sem pressa e com segurança

15 abril 2009

Pesquisa da Fundação Jorge Duprat Figueiredo de segurança e medicina do trabalho (FUNDACENTRO) constata que a falta de tempo é o principal fator gerador de acidentes com motociclistas nas grandes cidades do país.

Eles fazem de tudo para que a encomenda chegue ao destinatário o mais rápido possível.O trabalhado dos motoboys representa hoje uma solução para fazer chegar documentos e produtos aos destinatários. No entanto, voar ainda não é possível muito menos com segurança. Por isso, o dia-a-dia desses profissionais é repleto de engarrafamentos, disputa de espaço nas ruas com carros e caminhões, além de riscos de acidentes. Pesquisa divulgada pelo Ministério da Saúde no final de 2008 aponta que as mortes decorrentes de acidentes envolvendo motociclistas cresceram 2252% no Brasil entre 1990 e 2006.

 A FUNDACENTRO constatou que o fato tempo é o principal gerador de perigos para o trabalho dos motoboys. Além de receberem uma elevada demanda de serviços, a jornada de trabalho é exaustiva, o suficiente para estarem mais expostos aos acidentes.

 O estudo não traçou apenas os transtornos a que estão submetidos esses profissionais, mas também resultou numa série de sugestões para serem implementadas tanto por órgãos públicos de trânsito, trabalho e saúde quanto por sindicatos patronais e de trabalhadores. Essas sugestões foram transformadas em 34 cláusulas de segurança e saúde do trabalhador.

 
Mais informações: www.fundacentro.gov.br

Fonte: Sem pressa e com segurança