Blog

Segurança no trabalho faz parte do seminário realizado na Suframa

11 maio 2011

 Segurança no trabalho faz parte do seminário realizado na Suframa

Fábricas instaladas no Polo Industrial de Manaus constituem o público-alvo do seminário sobre segurança no Trabalho.

Na próxima quarta-feira, 11, o Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Amazonas (Crea-AM) vai apresentar informações capazes de comprovar como um profissional habilitado pode diminuir a ocorrência de acidentes de trabalho.
 
O assunto faz parte da palestra que o Conselho ministrará no Seminário “Saúde e segurança do trabalhador no Polo Industrial de Manaus”, realizado pela Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) e Ministério Público do Trabalho (MPT).
 
De acordo com Presidente do Conselho no Amazonas, engenheiro civil, Telamon Barbosa Firmino Neto, o debate visa levantar a importância de ter um profissional capacitado para melhorar a qualidade de vida do trabalhador. “ O profissional habilitado conhece as normas técnicas, que, agregados ao conhecimento técnico relativas a segurança, o capacita para atuar em uma empresa”  Telamon Barbosa.
 
Obrigatório
 
De acordo com a assessora técnica do Crea-AM,  engenheira civil e do Trabalho, Anna Isabell Esteves Oliveira, o técnico ou o especialista habilitado em segurança do trabalho é obrigatório nas empresas.
 
A justificativa para essa recomendação é que ele pode garantir a proteção do trabalhador em todas as unidades laborais, no que se refere à questão de segurança, inclusive higiene do trabalho.
 
Além disso, esse tipo de profissional pode assegurar  a qualidade dos serviços que presta, a exemplo da operação, manutenção, reparos, fabricação, bem, como, o acompanhamento, fiscalização, inspeção destes, sem contar que sua presença permite identificar os responsáveis técnicos e as atividades executadas.
 
Anna Isabel entende que a palestra que será realizada no seminário organizado pela Suframa será positiva e esclarecedora. “A palestra vem de forma a conscientizar as indústrias a terem um profissional da área tecnológica (técnico de nível médio ou com especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho) de modo a exigirem, para tanto, a Anotação de Responsabilidade Técnica – ART que é um instrumento hábil que comprova a participação efetiva de profissional habilitado para estes fins”, explica Anna Isabell.
 
Responsabilidades decorrentes do desempenho da profissão e as penalidades advindas da infração às disposições do Código de Ética do Profissional, a Regulamentação da Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho, a importância da ART e as vertentes de fiscalização do CREA também serão discutidos durante a palestra do Crea-AM.

 

Fonte: A Crítica

Fonte: Segurança no trabalho faz parte do seminário realizado na Suframa