Seg. no lar – Novo padrão de tomadas garantirá mais segurança à população
Seg. no lar – Novo padrão de tomadas garantirá mais segurança à população
A partir de julho, todos equipamentos elétricos deverão ter plugues de três pinos redondos. A intenção é evitar curtos-circuitos.
A partir de sexta-feira, 1º de julho, todos equipamentos elétricos e eletrônicos comercializados no Brasil deverão ter plugue de três pinos redondos. O novo padrão, determinado pela Associação Brasileira das Normas Técnicas (ABNT), garantirá mais segurança à população, além de reduzir gastos com energia.
O novo modelo inclui um encaixe mais profundo, com um formato sextavado (em seis faces), e obriga a utilização do fio terra. Segundo o presidente do Crea-ES (Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Espírito Santo), Luis Fiorotti, a determinação vem em um momento oportuno e representa um avanço nos padrões técnicos do país.
Estatísticas
Atualmente, existem, no Brasil, aproximadamente dez modelos de plugues diferentes, o que provoca risco de choques-elétricos e desperdício de energia. Uma estimativa do Corpo de Bombeiros de São Paulo aponta que, anualmente, cerca de 1.500 pessoas são vitimadas fatalmente no país em decorrência de choques elétricos.
“Padronizar as tomadas com formato sextavado e fio terra é sinônimo de segurança, pois garante a integridade física e de instalações, evitando a ocorrência de curtos-circuitos. Por isso, é tão importante a adaptação à nova norma”, salienta Fiorotti.
Adequação residencial
Para isso, será preciso adequar, também, as tomadas residenciais. A adequação total das residências ao novo modelo de tomadas deverá acontecer gradativamente. A previsão é de que leve, em média, 20 anos para que todas as casas estejam conforme o novo padrão.
Fonte: ES Hoje
Fonte: Seg. no lar – Novo padrão de tomadas garantirá mais segurança à população
Comentários