Seg. Doméstica – Corpo de Bombeiros orienta sobre uso correto do botijão de gás
Seg. Doméstica – Corpo de Bombeiros orienta sobre uso correto do botijão de gás
Na hora da compra, e preciso observar a data de validade dos equipamentos e se há certificação do Inmetro; em casa, o cuidado deve ser redobrado, principalmente na hora da troca de botijão.
“Quando coloquei a água para ferver, a mangueira do fogão se soltou. E o fogão estava ligado, aí veio o fogo para cima”, contou a dona de casa Sônia Maria Lopes, que teve a casa destruída por um incêndio, na última quinta-feira (02), em Olinda. Para os bombeiros, o acidente pode ter sido causado pelo prazo de validade dos equipamentos, que deveriam estar vencidos. Por isso, a orientação é sempre estar atento às datas, além de observar que há certificação do Inmetro.
“O uso desses equipamentos fora da validade pode provocar um mau funcionamento. A mangueira, por exemplo, quando está vencida fica seca e pode vazar gás. O registro também, quando está vencido, pode quebrar e ocasionar um vazamento”, alerta o tenente-coronel Valdy Oliveira, assessor do Corpo de Bombeiros.
O botijão merece cuidados desde a hora da compra até a maneira correta de instalar o registro. Segundo Valdy Oliveira, uma instalação mal feita pode ser causado o incêndio na casa de Dona Sônia. “Essa mangueira tem uma braçadeira com um parafuso, que faz com que ela fique fixada, para que ela não solte. Com certeza, ela estava sem essa braçadeira e, com a pressão do gás, ela se soltou”, explica.
Numa situação dessas, a primeira orientação é manter a calma e tentar conter o vazamento. “É preciso fechar a válvula. Se a válvula não estiver funcionando, poderia vir com a mão por baixo e tapar o vazamento com o dedo. Porque tem um espaço entre as chamas e a saída do gás e nessa saída está gelado”, diz o tenente-coronel. Uma alternativa é jogar um pano molhado em cima do vazamento, para resfriar a região.
Segundo Valdy Oliveira, a maior causa de chamado do Corpo de Bombeiros acontece na hora da troca do botijão. Ele ensina a forma segura de trocar: “Vai colocar o registro e, às vezes, sai uma faísca, uma zoadinha, mas é o gás se acomodando. Para ver se está vazando, você pode usar um produto que existe no comércio, um detector de gás, uma espuma química. Ou pegar uma coisa bem simples, que é o detergente. Com a esponja, você passa no bico do botijão e ver. Se fizer bolhinha, é porque está vazando. Nunca teste com fogo”, alerta.
Outra orientação do Corpo de Bombeiros é, se detectado um vazamento, não acenda as luzes de casa. “Como o gás se concentra no ambiente, é indicado abrir janelas, portas, para que a ventilação tire o gás. E não acender nem apagar luzes, porque, com isso, a gente provoca uma faísca e pode causar uma explosão”, afirma o tenente-coronel.
Nos condomínios onde o gás que atende os moradores é canalizado, a mangueira tem um revestimento de cobre, mais resistente. “A central de gás dos apartamentos é num local previamente estabelecido e isso é fiscalizado pelo Corpo de Bombeiros. Existe extintor, existe toda uma legislação que regula essa central”.
Confira outras dicas dos Bombeiros sobre a segurança dos botijões:
» Nunca deite os botijões com a intenção de aproveitar o gás;
» Não coloque panos de prato ou objetos que possam pegar fogo próximo ao fogão;
» Primeiro acenda o fósforo para depois girar o botão do queimador;
» Mantenha sempre o cabo da panela direcionado para o lado de dentro do fogão para evitar acidentes;
» Mantenha sempre a torneirinha da mangueira do botijão fechada quando sair de casa.
Em caso de acidente, o telefone de emergência do Corpo de Bombeiros é o 193.
Fonte: Pe 360 Graus
Fonte: Seg. Doméstica – Corpo de Bombeiros orienta sobre uso correto do botijão de gás
Comentários