Blog

Resíduos – Indústria itatibense transforma resíduo em ração animal

13 junho 2011

Resíduos – Indústria itatibense transforma resíduo em ração animal

60% de resíduos alimentícios se transformam em comida para criação em fazenda.
O que fazer com toneladas de resíduos alimentares que iriam para o lixo? A indústria Mavalério, que fabrica produtos alimentícios em Itatiba, achou uma solução sustentável.

Há seis anos os envia quinzenalmente para uma fazenda de criação animal na região, onde são transformados em ração. E não é pouca coisa: os resíduos alimentares são retirados diariamente dos três turnos de sua linha de produção e representam até 60% de todos os resíduos sólidos – aí incluso material sanitário e lixo convencional – que a indústria descarta por mês.

“Esses resíduos vêm da varredura do piso da linha de produção, e são alimentos compostos por restos de confeitos e de coberturas de chocolate, um material rico em açúcares e gordura, e com fibras”, diz o gerente de qualidade segurança e meio ambiente Aurimar Barcelos França. A triagem é feita diariamente e os resíduos são colocados em pequenos baldes identificados por linha, alimento e turno da coleta.

Depois da pesagem, são acondicionados em caçambas e retirados por equipe da fazenda, segundo o técnico de segurança do trabalho e meio ambiente André Borges.

Produtos vendidos e contraprovas de testes também têm esse fim. Caso o material não fosse reaproveitado, o impacto ambiental seria certo: o destino seria o descarte em aterro sanitário. Além de contaminar o lençol freático, por se tratar de resto alimentar, também atrairia animais como ratos e insetos.

RECICLO/ Para reciclar os 95% dos resíduos sólidos que produz, a industria adotou praticas simples, como a coleta seletiva com destinação à empresa especializada em reciclagem e uso de lâmpadas ecologicamente corretas, que quando queimadas são destinadas à empresa credenciada para descontaminação e reutilização. Também o óleo utilizado na lubrificação das máquinas industriais é enviado à empresa especializada para reciclagem.

Fonte: Rede Bom Dia

Fonte: Resíduos – Indústria itatibense transforma resíduo em ração animal