Blog

Reputação: tão importante quanto construí-la é mantê-la

29 março 2012

por Fernanda de Almeida

 

 

Aos olhos do mundo corporativo não basta ser bom. Tão importante quanto habilidades técnicas e gerenciais é gozar de credibilidade. Uma boa imagem perante os outros gera confiança e cria oportunidades. É a famosa reputação, que, muitas vezes, precede até mesmo o profissional. Por isso é fundamental saber construí-la e, mais ainda, mantê-la. Uma boa reputação é construída à medida que se é notado pelos acertos ao longo da trajetória profissional. Mas, muitas vezes, basta um deslize para que toda uma história de sucesso seja esquecida.

 

A psicóloga e consultora Suely Kardosh defende a ética como pilar de sustentação para uma boa reputação, seja nas relações internas ou externas da empresa, na vida pessoal e familiar. Além disso, é preciso ter uma marca pessoal e fazer a diferença. Cuidar da reputação deve ser uma preocupação desde o início da carreira. Para isso é importante que o profissional mostre o que sabe, coloque em prática seus valores e saiba ouvir e respeitar opiniões divergentes. Esse tipo de postura ajuda a formar o caráter pessoal e se reflete na atuação profissional. “Não basta ser bom, é preciso parecer bom”, define Herbert Steinberg, consultor e sócio diretor da Mesa Corporate Governance. Para ele, pedir opiniões a terceiros é a melhor maneira de saber as quantas anda a sua reputação na empresa.

 

Além de perguntar para colegas, é possível medir uma reputação por meio de resultados alcançados. Não vale só os resultados individuais, afinal contribuir para o grupo é importante para ser aceito e reconhecido por ele. “A partir do momento em que sua presença é importante para todos do grupo, pode-se considerar uma boa reputação”, define Celso Bazzola, consultor e diretor da Bazz Estratégia e Operação de RH.

 

Ele pondera que não há nada mais crucial para definir uma reputação do que as atitudes. “A reputação é medida a partir de atitudes, que devem ser sempre transparentes, com respeito às diversidades”, diz.

 

Habilidades técncias x Comportamento

 

Ter posturas antiéticas perante a sociedade, fazer promessas inalcançáveis e ter ações que visam obtenção de vantagens sem respeitar ou garantir que todos tenham as mesmas oportunidades são as principais causas da destruição de reputações. “Todos erram. O problema é quando o profissional não consegue perceber sua parcela de responsabilidade e acaba não focando na solução, mas sim atribuindo a responsabilidade a outro”, afirma Carolina Palombini, coordenadora de RH da Bioxxi, especializada em esterilização de utensílios médicos.

 

 

Geralmente os gestores contratam pela competência técnica e demitem pelos problemas comportamentais. É o que acredita Carolina. “Por isso, uma boa reputação depende tanto de resultados quanto de interação com o ambiente de trabalho, mas a qualidade técnica é mais facilmente desenvolvida do que comportamentos”, alerta.

 

Uma vez manchada, uma reputação pode ser reconstruída? Há quem defenda que sim, desde que o profissional identifique os erros cometidos e trabalhe para revertê-los. “A partir disso, o profissional deve desenvolver aproximações verdadeiras com seus pares, realizar ações transparentes que visam resultados ao grupo e não individual, de forma ética”, sugere Bazzola.

 

 

As fontes ouvidas para esta matéria propõem algumas reflexões que podem auxiliar o profissional a se auto avaliar:

 

 

– Sei que reputação quero criar? Lembre-se de um profissional que admira e em quem gostaria de se espelhar.

– Adoto uma postura de acordo com a reputação que quero criar?

– Já fui indicado/recomendado por meus antigos superiores para alguma vaga?

– Sou elogiado por colegas, gestores ou clientes pelo meu trabalho?

– Meus colegas ou ex-colegas de trabalho me procuram para tirar dúvidas e ouvir a minha opinião?

– Sou chamado para almoçar com meus colegas ou para eventos externos?

– Sei dizer por que me considero um bom profissional?

– Me chamam a atenção com frequência? Caso afirmativo: sobre o que me chamam mais a atenção? O que posso fazer para melhorar?

– Desenvolvi algum aspecto criticado anteriormente?

Fonte: Reputação: tão importante quanto construí-la é mantê-la