Prorrogação da NBR 18801 gera revolta
26 janeiro 2012
Data: 24/01/2012 / Fonte: Redação Revista Proteção
A NBR 18801, sobre Sistema de Gestão de Saúde e Segurança no Trabalho, vinha sendo elaborada durante três anos, sob a supervisão da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). Foi aprovada e entraria em vigor em dezembro de 2011, mas a associação divulgou um comunicado em 22 de novembro, adiando a vigência da norma por três anos.
O adiamento revoltou a comissão que elaborou a norma. Para expressar seu descontentamento diante da decisão da ABNT, os profissionais, por meio da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, formularam uma moção de repúdio, publicada no Diário Oficial do Estado de São Paulo de 17 de dezembro.
O documento explana sobre a atual condição da NBR 18801 e pede que as autoridades tomem providências junto à Presidência da ABNT, para que esta restabeleça a data de vigência da norma.
Os profissionais também elaboraram cartas ao Conselho Técnico e à Presidência da ABNT, para o Sindicato dos Engenheiros do Estado de São Paulo e para o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior. O objetivo é conseguir a vigência da norma.
Comentários