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Prevenir é o melhor negócio

10 outubro 2012

 

por Ana Paula Martins

 

Dar aquela força para que seus colaboradores tenham uma vida mais saudável e fazer com que a qualidade de vida saia das cartilhas corporativas e se torne realidade. Com esses objetivos, a Oi, uma das principais prestadoras de serviços de telecomunicação do País, mantém o Programa Vida Saudável, lançado em maio do ano passado. Hoje, quase um ano e meio depois, a companhia tem certeza de que a prevenção é, sim, um excelente negócio.

 

Atendendo cerca de 2 mil pessoas, o projeto já atingiu resultados expressivos: reduziu em 37% as taxas de internação hospitalar e em 13% o número de consultas em pronto socorro; aumentou em 103% o cumprimento de protocolos de exames e elevou em 58% a adesão a tratamentos com medicamentos para pacientes portadores de doenças crônicas. Além disso, o programa conseguiu estabilizar os indicadores de pressão arterial entre os colaboradores.

 

Criado em parceria com a Funcional, empresa que oferece soluções e inteligência em gestão de saúde, o programa prioriza a prevenção por meio do monitoramento de doenças crônicas como diabetes, hipertensão, cardiopatias e asma. Integram a iniciativa também as análises de condições de impacto e de fatores de risco como sedentarismo, obesidade, tabagismo e estresse. “O projeto está disponível para todos os colaboradores e dependentes que estejam dentro do seu perfil de elegibilidade, que depende do grau de risco a que a saúde do profissional está submetida”, afirma Marcos Mendes, diretor de Relações do Trabalho da Oi.

 

Na prática

 

No início da implantação do programa, a Oi enviou à Funcional informações referentes à saúde de seus colaboradores e dependentes. A utilização dos planos de saúde e odontológico, os descontos em medicamentos, os exames ocupacionais e o absenteísmo resultante de afastamentos por motivos de enfermidade foram elementos que forneceram subsídios para o diagnóstico.

 

Com os dados em mãos, a Funcional processou as informações, iniciou a identificação dos perfis de saúde e os riscos a que estavam submetidos cada um deles e incentivou as pessoas a aderirem a um ou mais programas que a Oi oferece a seus funcionários (veja a lista completa abaixo). Aqueles que precisavam de um acompanhamento mais próximo foram convidados a aderir ao “Vida Saudável”.

 

Esse “acompanhamento mais próximo” significa que uma equipe multifuncional, formada por psicólogos, nutricionistas, assistentes sociais e médicos, cria um programa personalizado para cada um e identifica o melhor momento para incentivar uma mudança de hábitos, evitando complicações ou surgimento de novas doenças. Para esclarecer dúvidas e oferecer orientações, foi implantado um suporte que atende aos participantes do programa 24 horas, durante todos os dias da semana, o chamado telemonitoramento. “Todas as ações são baseadas em protocolos clínicos e são direcionadas de acordo com o perfil de saúde do participante”, afirma Gustavo Guimarães, diretor médico da Funcional. “Oferecemos também um suporte consultivo que busca aumentar a eficiência e o nível de percepção e satisfação dos colaboradores, por meio da medição periódica e acompanhamento dos resultados”, completa.

 

Apesar de não divulgar o investimento para a implantação do Vida Saudável, a Oi acredita que a iniciativa já traz um grande retorno para as pessoas e para a companhia. “O programa é um grande aliado na gestão de pessoas, pois tem nos ajudado a conhecer melhor o perfil de saúde dos nossos colaboradores e orientá-los para que tenham hábitos de vida mais saudáveis”, destaca Mendes. De acordo com o executivo, a implantação do programa tem ajudado ainda a obter indicadores para realizar outras ações voltadas para o bem estar e qualidade de vida, contribuindo para minimizar o aparecimento e o agravamento de doenças de seus colaboradores. “A prevenção traz benefícios para todos: o colaborador, sua família e, consequentemente, a empresa”, finaliza.

 

Ações alinhadas

 

Além do programa Vida Saudável, a Oi desenvolve diversas ações para garantir a qualidade de vida e o bem-estar dos colaboradores:

• Programa de Qualidade de Vida – salas nos locais de trabalho contam com atividades de shiatsu, RPG, drenagem linfática, pilates e orientação nutricional, todas com foco na saúde e no relaxamento. O programa também contempla ginástica laboral, utilizando-se de técnicas de mobilização, alongamento e relaxamento, além de orientação postural;

 

• Programa de Medicamento de Uso Contínuo – oferece subsídio na compra de medicamentos específicos para algumas doenças crônicas, mensalmente, sem coparticipação do colaborador. O objetivo é favorecer a adesão do colaborador, e de seus dependentes, ao tratamento de doenças;

 

• Programa de Gestante – fornece um acompanhamento multiprofissional com o objetivo de informar, tirar dúvidas e facilitar adesão ao pré-natal. Todas as colaboradoras ou dependentes podem participar;

 

• Exames Periódicos/Check-up – objetiva prevenir ou detectar precocemente doenças ou fatores de risco que possam comprometer a saúde dos colabores. Para isso, o programa contempla exames complementares como os de laboratório, mamografia, preventivo e teste ergométrico, mesmo sem exigência legal e, oferece exame clínico e orientações individualizadas para um estilo de vida saudável;

 

• Campanha de doação de sangue/medula – ação voluntária de estímulo à solidariedade e à responsabilidade social que mobiliza os colaboradores a doarem sangue e a se cadastrarem para a doação de medula óssea. Ocorre anualmente, em todo Brasil;

 

• Campanha de vacinação contra a gripe – realizada anualmente pela empresa, em todas as regiões do País;

 

• Programa Crescendo com a Oi – Parceria realizada entre a Oi e a Nestlé para proporcionar a aquisição de fórmulas infantis especiais e outros alimentos com custo reduzido para situações específicas, conforme indicação do pediatra;

 

• Assistência médica e odontológica para colaboradores e dependentes.

Fonte: Prevenir é o melhor negócio