Políticas de promoção do trabalho decente são referência internacional
Brasília, 10/09/2009 – O ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi, recebeu nesta quinta-feira (10), em Brasília, uma comitiva internacional para mostrar as experiências que o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) vem adotando para promover o trabalho decente no Brasil. Participaram da visita o ministro do Trabalho da República Dominicana, Max Puig, o vice-ministro do Trabalho e Previdência de El Salvador, Calixto Mejía Hernandez, a diretora da Organização Internacional do Trabalho (OIT), Laís Abramo e o diretor regional adjunto para a América Latina e o Caribe, Virgílio Levaggi.
O ministro Carlos Lupi falou sobre as experiências do MTE quanto a atuação da Secretaria de Inspeção do Trabalho (SIT) na erradicação do trabalho escravo, do trabalho infantil e na inclusão de jovens trabalhadores no programa Jovem Aprendiz. “As políticas públicas são fundamentais para gerar trabalho decente. E temos trabalhado forte para obter sucesso nisso”, explicou o ministro Lupi aos integrantes do grupo.
O ministro também destacou a importância do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT) e do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), administrados pelo MTE. “Estes dois fundos são nossos braços de arrecadação e são instrumentos muito fortes de políticas públicas voltados aos trabalhadores, entre elas Abono Salarial, seguro-desemprego, habitação popular, infraestrutura e saneamento básico”.
Lupi mencionou ainda a estrutura organizacional do MTE, composta por Superintendências Regionais do Trabalho e Emprego, Gerências Regionais e postos conveniados em todos os estados brasileiros.
O vice-ministro do Trabalho e Previdência de El Salvador, Calixto Mejia Hernadez, disse que a experiência do Brasil na promoção do trabalho decente interessa muito ao seu país. “Queremos conhecer o trabalho do Ministério do Trabalho do Brasil e adaptar para a nossa realidade. Também queremos fortalecer a relação com o país”.
Já o ministro do Trabalho da República Dominicana, Max Puig, reforçou que o Brasil é um exemplo para outros paises na promoção de políticas de geração de empregos. “O Brasil é um referencial. Também queremos conhecer os programas do MTE e, se possível, implantá-los em nosso país”.
Fonte: Assessoria de Imprensa do MTE
Fonte: Políticas de promoção do trabalho decente são referência internacional
Comentários