NR 20 prevê mais rigor nas operações com inflamáveis e combustíveis
Data: 01/08/2012 / Fonte: Revista Proteção
Dois funcionários da empresa Pandenor, de armazenamento de combustível, localizada no Complexo Industrial e Portuário de Suape, no litoral Sul de Pernambuco, ficaram feridos durante uma explosão quando faziam a limpeza de um tanque vazio. O acidente ocorreu na manhã do dia 23 de junho e as vítimas, que não tiveram o nome divulgado, sofreram queimaduras e escoriações.
A empresa preferiu não se manifestar, mas informou através da imprensa que classificou a ocorrência como de proporção leve. Os órgãos competentes estão investigando as causas do acidente, que poderia ter atingido intensidade desastrosa. Isso porque acidentes com inflamáveis e líquidos combustíveis têm o potencial de provocar grandes explosões e incêndios.
Até o começo deste ano as empresas que operam com inflamáveis e líquidos combustíveis estavam sob o regramento de uma NR 20 bastante defasada, uma vez que a Norma havia sido publicada em 1978 e desde então não sofreu mais nenhuma alteração. Mas o cenário vai mudar e tem deixado prevencionistas do ramo bastante otimistas.
Com a publicação da nova NR 20 (Segurança e Saúde no Trabalho com Inflamáveis e Combustíveis) questões que até então não eram compreendidas pelo documento ganharam visibilidade e prometem garantir mais segurança às operações na área. A reportagem traz os principais pontos do novo texto, as mudanças que as empresas deverão providenciar para se adequar ao documento e por quais motivos a revisão da norma traz um novo fôlego para a prevenção de acidentes com estas substâncias.
Fonte: NR 20 prevê mais rigor nas operações com inflamáveis e combustíveis
Comentários