Blog

No Senai Hoje: “Sistema Indústria e universidade ampliarão serviços em SST”

8 fevereiro 2012

Publicada em 2 de Fevereiro de 2012 pelo Senai Hoje.

 

Brasília – As empresas dos setores da construção civil, alimentos e mineração poderão contar, ainda neste primeiro semestre, com a experiência e o conhecimento de profissionais da Universidade de Reyerson, de Toronto, no Canadá, para melhorar suas políticas de Saúde e Segurança do Trabalho (SST). As consultorias são parte do acordo de cooperação que o Sistema Indústria assinou nesta quinta-feira, 2 de fevereiro, com a Universidade.

 

 

Operada pelo Serviço Social da Indústria (SESI), a iniciativa promoverá intercâmbios entre professores e técnicos brasileiros e canadenses e oferecerá serviços e soluções em SST. Para o segmento da mineração, serão produzidos vídeos e promovidos cursos a distância sobre procedimentos mais seguros no ambiente de trabalho.

 

 

Pelo projeto voltado para a construção civil, será feito um amplo estudo sobre as principais causas de acidentes e doenças em canteiros de obras. A partir desse levantamento, os especialistas canadenses oferecerão propostas de melhorias em SST às empresas brasileiras.

 

 

A cooperação entre as duas instituições atenderá ainda os frigoríficos. Um grupo de trabalho formado por representantes do SESI e da Universidade de Reyerson irá elaborar documento com soluções para redução de problemas psicológicos nos trabalhadores desse ramo do setor de alimentos.

 

 

A parceria entre Brasil e Canadá envolve também o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e o Instituto Euvaldo Lodi (IEL). A colaboração entre a Universidade de Reyerson e o Sistema Indústria teve início nos anos 1990, por intermediação do governo canadense. Essa nova etapa abrange ainda projetos de inovação tecnológica e qualificação de gestores.

 

 

O SENAI está discutindo com a instituição canadense atuação conjunta nos Institutos SENAI de Inovação (ISIs), cuja implementação aguarda aprovação de empréstimo do Banco Nacional de Desenvolvimento (BNDES). “A universidade deve atuar especialmente com o ISI de Tecnologia da Informação e da Comunicação, área na qual os canadenses têm competência destacada” explica o gerente executivo de Relações Internacionais de SESI, SENAI e IEL, Frederico Lamego.

 

 

A cooperação com o IEL ampliará o cardápio de cursos de educação executiva da instituição brasileira no exterior. A prioridade é a formação de profissionais na área de gerenciamento de projetos, sobretudo para o setor construção civil, que cresce de forma acentuada no país.

 

 

“Além dos benefícios para a indústria nacional, esse acordo permite que a Universidade de Reyerson veja o SESI, o SENAI e o IEL como parceiros estratégicos, principalmente em relação a programas de governo, como o Ciência Sem Fronteiras, no qual o SENAI é parceiro, e à questão de fundos setoriais para a inovação tecnológica”, pontua Lamego.

 

 

Assinaram o acordo o presidente da Universidade de Reyerson, Sheldon Levy, o diretor de Educação e Tecnologia da CNI e diretor-geral do SENAI, Rafael Lucchesi, o superintendente do IEL, Carlos Cavalcante, e o diretor-adjunto de Educação e Tecnologia da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Sérgio Moreira, representando o SESI.

Fonte: No Senai Hoje: “Sistema Indústria e universidade ampliarão serviços em SST”