No Portal CNI: “CNI financiará 6 mil bolsas de estudo do Ciência sem Fronteiras”
Publicado em 13/12/2011 no Portal CNI.
Brasília – A Confederação Nacional da Indústria (CNI) participará do programa de formação de jovens brasileiros no exterior. A instituição financiará 6 mil das 101 mil bolsas que o Ciência sem Fronteiras oferecerá a estudantes de graduação, mestrado, doutorado e pós-doutorado das áreas de ciências e tecnologias.
“A indústria de ponta, que desenvolve tecnologia, é a que mais precisa de pessoas com capacidade de inovar. Portanto, o programa é muito importante para a expansão das nossas empresas”, afirmou o presidente da CNI, Robson Braga de Andrade, nesta terça-feira, 13 de dezembro. Ele participou da cerimônia de lançamento do Ciência sem Fronteiras, que foi coordenada pela presidente Dilma Rousseff e teve a presença dos ministros Fernando Haddad, da Educação, Aloizio Mercadante, da Ciência e Tecnologia, e Gleisi Hoffmann, da Casa Civil.
Além da CNI, outras instituições do setor privado financiarão 20 mil bolsas. A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior (Capes) e Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), responsáveis pelo programa, financiarão as outras 75 mil bolsas.
O primeiro edital do projeto selecionou 1.500 estudantes para cursos de graduação do tipo sanduíche, em que o estudante fará parte do curso no Brasil e parte nos Estados Unidos. Mais de 800 jovens partem em janeiro e o restante, em julho de 2012.
O segundo edital, com 12,5 mil vagas, está com inscrições abertas até 15 de janeiro. Podem participar da seleção alunos de cursos tecnológicos nos níveis de graduação, mestrado, doutorado e pós doutorado de qualquer instituição de ensino superior. Os selecionados serão enviados para universidades na França, Inglaterra, Estados Unidos, Itália e Alemanha.
Além de enviar brasileiros para fora, o Ciência sem Fronteiras incentivará a vinda de pesquisadores para o Brasil. Serão dois editais com esse objetivo. O primeiro é destinado à atração de jovens talentos que queiram se fixar no país. O segundo foi criado para pesquisadores de renome com interesse em realizar alguma pesquisa específica no Brasil.
Fonte: No Portal CNI: “CNI financiará 6 mil bolsas de estudo do Ciência sem Fronteiras”
Comentários