Blog

No O Povo: “Metade da força produtiva vem das mulheres”

22 novembro 2011

Publicada em 22 de Novembro de 2011 pelo O Povo.

 

Além de revelar uma população de maioria feminina, os dados do último censo, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no ano passado, revelaram também que a mulher representa quase a metade da força produtiva do País e uma escolaridade média mais alta que a dos homens. Apesar disso, o salário médio das mulheres é 25% menor que o dos homens.

 

“A discriminação de gênero, praticada no mercado de trabalho, não é só uma violência contra a mulher, mas também um enorme desperdício de força produtiva”, afirma a diretora do Escritório da Organização Internacional do Trabalho (OIT), no Brasil, Laís Abramo, que esteve presente ao lançamento do movimento. Ela diz que, atualmente, mais de 30% das famílias brasileiras tem como únicas ou principais provedoras, as mulheres.

 

Para reforçar o argumento de que a valorização do trabalho feminino é uma necessidade, Laís cita que estudos do Fórum Econômico Mundial mostram uma estreita relação entre igualdade de gênero no trabalho e o PIB per capita dos países. Estima-se que o PIB americano seria 25% menor que o atual sem a entrada de 38 milhões de mulheres no mercado de trabalho, a partir dos anos 1970. Na visão da revista inglesa The Economist, o crescimento feminista contribuiu mais para o crescimento da economia global, em anos recentes, do que as novas tecnologias ou o crescimento da China.

Fonte: No O Povo: “Metade da força produtiva vem das mulheres”