No O Fluminense Online: “Redução da alíquota do INSS pode impulsionar indústria nacional”
Publicada em 21 de março de 2012 pelo O Fluminense Online.
“Setor poderá criar 50 mil empregos com redução da alíquota do INSS paga por empresários. Empresas com desoneração da folha de pagamentos não poderão demitir
O ministro da Fazenda, Guido Mantega, discutiu na última terça-feira, em Brasília, com o primeiro vice-presidente da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq), José Velloso, medidas para desonerar a folha de pagamento do setor. Na semana passada, Mantega recebeu o setor têxtil, de móveis, autopeças e aeroespacial, que trataram do mesmo assunto.
Construção e Reparação Naval e Offshore (Sinaval), Ariovaldo Rocha, mas não foi divulgado o teor dessa conversa. O ministro da Fazenda já havia dito que as empresas que tiverem desoneração da folha de pagamentos não poderão demitir.
“Sempre todas essas medidas são mediante contrapartida da indústria. Quando fizemos a desoneração do IPI, sempre vem junto com contrapartida. Não pode demitir. Não pode reduzir direitos dos trabalhadores”, alertou Mantega.
Para o ministro, a desoneração da folha é importante porque reduz o custo de trabalho, melhorando a situação do País na disputa internacional.”
Pelo Plano Brasil Maior, lançado no ano passado, a alíquota do INSS foi reduzida de 20% para zero e o empresariado opta pelo recolhimento de 1,5% sobre o faturamento. Agora, a indústria pede uma alíquota menor a ser cobrada sobre o faturamento.
No caso da Abimaq, a sugestão é 1%. Velloso afirmou, após reunião, que o setor pode gerar mais de 50 mil empregos nos próximos dois anos caso ingresse no processo de desoneração da folha de pagamentos.
“Acreditamos que o governo está convencido que a competitividade precisa ser trazida de volta”, disse Velloso.
Velloso informou ainda que o governo deve anunciar, nos próximos dias, mais medidas além da desoneração da folha de pagamento para ajudar o setor exportador
O ministro Mantega também recebeu ontem o presidente do Sindicato Nacional da Indústria da
Fonte: No O Fluminense Online: “Redução da alíquota do INSS pode impulsionar indústria nacional”
Comentários