Blog

No Jornal do Comércio RS: “Segurança no trabalho e elevação da produtividade”

15 maio 2012

Publicado em 10/05/2012 no Jornal do Comércio RS. Por Danilo Ucha.

 

O sindicato da indústria e artefatos de borracha do Rio Grande do Sul, que representa um parque industrial com mais de 200 empresas, definiu como prioridade para o biênio 2012/2013 a implementação do projeto de suporte tecnológico à segurança do trabalho em máquinas e equipamentos. O objetivo é minimizar os riscos e os custos com acidentes do trabalho e consequente elevação da produtividade. Conta com o apoio da Fiergs/Senai, CNI, Sebrae e do Programa de Apoio à Competitividade das Micro e Pequenas Indústrias. O lançamento do projeto, em São Leopoldo, teve as presenças do presidente do Sinborsul, Arlindo Paludo, e do superintendente regional do Ministério do Trabalho e Emprego, Heron de Oliveira. O vice-presidente do Sinborsul e coordenador do projeto, Gilberto Brocco, enfatizou que a iniciativa busca a plena segurança da mão de obra e também a modernização tecnológica e elevação dos níveis de produtividade, especialmente as de micro, pequeno e médio portes.

Drupa

Gráficas gaúchas associadas à Abigraf-RS, entre as quais Caeté, Edelbra, Rex, Impresul, Print Paper, Box Print, Cartonagem Hega, Gráfica Triângulo, Grafiset e ANS, estão participando da Drupa, o maior evento da indústria gráfica mundial. O evento ocorre, em Dusseldorf, na Alemanha, até 16 de maio.

Alimentos

A rastreabilidade está cada vez mais em evidência. Garantir a segurança dos alimentos é uma preocupação constante de fabricantes, produtores e do varejo. Este é um dos temas básicos do trabalho da GS1 Brasil – Associação Brasileira de Automação. Um dos recursos mais eficientes nesse sentido é o código GS1 DataBar, de dimensões reduzidas e maior capacidade de armazenar dados. Na operação de caixa pode-se ter o controle da data de validade de produtos perecíveis e evitar a venda ao consumidor caso ainda não tenham sido recolhidos. No setor alimentício, o código facilita o acesso a informações adicionais como lote e validade. Além da agilidade logística, esse processo proporciona uma nova experiência e satisfação ao público consumidor. A adoção de padrões globais de automação foi responsável por transformar o setor supermercadista em um dos mais avançados do mundo em tecnologia e eficiência logística , diz João Carlos de Oliveira, presidente da GS1 Brasil. Frutas, legumes e vegetais, carne, aves, peixes, padaria, embutidos e frios podem ser identificados desde a origem.

Portos

O setor portuário brasileiro está esperando com ansiedade as mudanças que o governo federal pretende anunciar para o setor. Enquanto isso não acontece, conheça as ineficiências portuárias brasileiras no livro que o presidente da Associação Brasileira de Terminais Portuários, Wilen Manteli, lançará, hoje, às 18h30min, no Chalé da Praça XV, no centro de Porto Alegre, com prefácio de Jorge Gerdau Johannpeter.

 

 

Leia a íntegra do “Segurança no trabalho e elevação da produtividade” no link:

http://jcrs.uol.com.br/site/noticia.php?codn=93056

Fonte: No Jornal do Comércio RS: “Segurança no trabalho e elevação da produtividade”