No Diário de São Paulo Online: “Estágio é a porta de entrada para o mercado”
Publicada em 09 de abril de 2012 pelo Diário de São Paulo Online. Por
“A conquista pela independência financeira é o principal motivo que leva tantos jovens, ao completar 16 anos, a procurar seu primeiro emprego. Para se inserir no mercado de trabalho são oferecidas diversas oportunidades para quem nunca trabalhou, como os programas de estágio e aprendiz.
Estudante do 1º ano do ensino médio, Andressa Yuri de Oliveira Fernandes, 16, tirou sua carteira de trabalho e quer estreia-la. Ela foi até a unidade do CIEE (Centro de Integração Empresa-Escola) para tentar uma vaga de estágio, já que há 160 vagas a serem preenchidas. Espero conseguir algo relacionado à área de moda, pois com a remuneração pretendo fazer cursos de estilista , revela sua ambição.
Ajudar os pais e ter dinheiro para comprar seus mimos é o desejo do aluno também do 1° ano, Leonardo Queiroz, 16. Preciso ajudar em casa, por isso fiz meu cadastro e agora estou na lista de espera por uma oportunidade de aprendiz , relata. Para ser um forte concorrente à vaga, Leonardo fez cursos de qualificação, como informática e inglês. Acredito que minha especialização me ajude a conseguir um emprego que tenha a ver com manutenção de computadores.
DONA DA VAGA/ Ao escolher a profissão, Kelvi Souza, 22, também pesquisou como estavam as chances de conseguir um estágio. No primeiro semestre de Administração, uma das áreas que mais abrem portas, ela conseguiu o que procurava. Minha tarefa é agendar o encontro entra a empresa e o entrevistado , conta sobre alguns dos deveres que tem dentro do CIEE, onde é estagiária.
Outras áreas que também contam com maior oferta de vagas são Direito, Pedagogia, Educação Física, Arquitetura, Psicologia, Ciências Econômicas e Serviço Social.
Tanto aluno do ensino médio quanto do superior tem o direito de fazer estágio ou ser aprendiz. Basta estar matriculado em uma unidade de ensino. Já os que estão se profissionalizando poderão aprender na prática as situações que sua carreira exigirá ao longo do trabalho.
Kelvi explica que o curso de inglês contribui muito para conquistar a vaga. Minha intenção é continuar crescendo aqui dentro. Para isso vou continuar me empenhando. A supervisora de atendimento do CIEE, Amanda Lorenzzi, revela que a maioria dos aprendizes acabam sendo contratados. Há pouco tempo contratamos novos aprendizes, porque todos foram efetivados.
O que desejo é continuar estagiando. Daqui para frente pretendo me qualificar ainda mais para crescer dentro da empresa , conta a estudante de Administração, Fernanda Mayumi, 29, que atua no telemarketing do CIEE.
Em Sorocaba, 160 vagas são abertas
Estudantes dos níveis médio e superior podem concorrer a sete mil vagas de estágio oferecidas em todo o Estado pelo CIEE (Centro de Integração Empresa-Escola). Para a região de Sorocaba são 160 oportunidades. Para concorrer, os interessados podem se cadastrar gratuitamente no site www.ciee.org.br.
A supervisora de atendimento do CIEE, Amanda Lorenzzi, destaca que um ponto crítico é a desatualização do cadastro. Surgem vagas ótimas, quando entramos em contato com o candidato, o número do telefone não existe ou o endereço está errado. Por isso o correto é sempre manter atualizado para não perder a tão aguardada chance , lembra.
Todas as vagas oferecem os benefícios garantidos pela Lei do Estágio, como bolsa-auxílio, recesso remunerado e auxílio-transporte. Já a Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho, por meio do programa Aprendiz Paulista, oferece oportunidades para aprendiz. Apenas em Sorocaba, o programa conta com 120 alunos cadastrados.
Inúmeras empresas estão cadastradas como empregadora tanto no CIEE quanto na Secretaria. As empresas que estão em busca de estagiários e aprendizes também deve fazer um cadastro nos sites (que estão no quadro). Além de contratar, as empregadoras podem participar de cursos, inclusive aulas à distância.
Toda hora surgem novas vagas. Quem entra como estagiário ou aprendiz em uma empresa tem 100% de chances de ser efetivado. Basta ser dedicado e empenhado naquilo que faz. Com certeza, o empregador reconhecerá suas qualidades , destaca Amanda.
No CIEE, por exemplo, as operadores de telemarketing que iniciaram como estagiária, depois do contrato de dois anos vencer, ao invés de serem dispensadas, foram contratadas. Assim abrimos novos estágios , complementa a supervisora.”
Fonte: No Diário de São Paulo Online: “Estágio é a porta de entrada para o mercado”
Comentários