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No DCI Online: “A inovação para um Brasil melhor”

17 novembro 2011

Publicada em 16 de Novembro de 2011 pelo DCI Online.

 

No atual cenário imprevisível, a geração de melhores resultados demanda que as organizações inovem e busquem continuamente implantar boas práticas de gestão. A aposta na inovação vem despontando como um grande diferencial das empresas, contribuindo para o aumento de sua competitividade e perenidade no mercado. Uma das provas de que países e organizações estão empenhados nessa questão é o recente resultado do ranking mundial de inovação de 2011, elaborado pela Confederação das Indústrias da Índia, pela Insead e pela Organização Mundial de Propriedade Intelectual. O levantamento mostrou que o Brasil subiu 21 posições em relação ao ano passado, quando ocupava o 68º lugar. 

 

Mas ainda há muito que fazer para que as organizações apresentem resultados em um ambiente mutável e competitivo. Um importante passo dado neste sentido foi a criação da Mobilização Empresarial pela Inovação, liderada pela Confederação Nacional da Indústria. Esse movimento enxerga a inovação como um ponto essencial para que o país enfrente os desafios a que as grandes potências estão submetidas e também busca inserir este tema na agenda estratégica das empresas. O atual momento vivido pelo Brasil exige e favorece uma grande mobilização para inovação, que aos poucos passa a fazer parte do dia a dia das companhias.

 

No entanto, será difícil cumprir este objetivo se a inovação continuar compreendida apenas no campo das tecnologias. A busca por novas ideias deve ser um valor internalizado na cultura das organizações. É preciso ter uma visão sistêmica da gestão e compreender que a inovação deve acontecer na liderança, recursos humanos, marketing, sustentabilidade, modelo de negócios, ou seja, na empresa como um todo. Nesse processo de engajamento, as lideranças das empresas têm o papel fundamental de criar um clima propício à inovação nas empresas, que promova a geração de ideias em áreas estratégicas e que incentive os colaboradores a participar de maneira ativa deste processo. Com isso, estabelece-se uma relação de confiança entre o líder e seu grupo, criando uma sintonia de pensamentos e um ambiente criativo e encorajador para que todos se sintam parte relevante do processo de trabalho.

 

Ciente da importância deste posicionamento, a Fundação Nacional da Qualidade (FNQ) destaca a Cultura da Inovação como um dos 11 fundamentos que suportam o Modelo de Excelência da Gestão® (MEG), disseminado para organizações de todos os portes e setores. Dessa forma, a geração contínua de ideias e sua incorporação à gestão de forma sistêmica contribuem na busca pela excelência e no aumento da competitividade não só da empresa, como também do País. Mas esse esforço só valerá a pena e trará resultados promissores quando a inovação fizer parte do planejamento estratégico das organizações e expandir fronteiras, engajando o grupo na mesma causa em prol do sucesso do negócio e do desenvolvimento sustentável do Brasil.

 

Fonte: No DCI Online: “A inovação para um Brasil melhor”