MTE firma parceria com Microsoft para inclusão em TI
Acordo prevê doação de licenças de softwares para as entidades executoras dos cursos de qualificação profissional do MTE
Brasilia, 03/10/2011 – O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e a Microsoft firmaram nesta segunda-feira (3), em Brasilia, acordo de cooperação técnica para o desenvolvimento de programas de inclusão digital e qualificação profissional no âmbito do Projovem Trabalhador e do Plano Nacional de Qualificação (PNQ).
A parceria prevê, por parte da Microsoft, a doação de licenças de softwares para as entidades conveniadas ou executoras de cursos de qualificação profissional. Também prevê a disponibilização de currículo de 80 horas presenciais baseado nas tecnologias Microsoft, a serem utilizados na qualificação profissional para o setor de Tecnologia da Informação (TI), e acesso dos concluintes de cursos de qualificação para o setor de TI a sua rede de parceiros. A parceria com a Microsoft terá vigência de 24 meses, podendo ser prorrogada.
“É um momento muito importante para o Ministério do Trabalho e Emprego a renovação dessa parceria. Temos procurado reconstruir o modelo na área de emprego. Não basta gerar empregos, é preciso capacitar, e a questão da informática está relacionada a isso. Ter a Microsoft como parceiro é fundamental, pois na grande parte dos empregos gerados, fatalmente as pessoas irão se deparar com um computador”, fez questão de destacar o Secretário-Executivo do MTE, Paulo Pinto.
O vice-presidente para Assuntos Jurídicos e Coorporativos da Microsoft, Brad Smith, enalteceu a parceria com o MTE. “Esta é uma grande oportunidade de trabalharmos com o Ministério do Trabalho no que se refere às habilidades para que os trabalhadores entrem no mercado de trabalho e tenham sucesso em suas vidas. Estamos ansiosos para renovarmos essa parceria”, disse, considerando o crescimento econômico no Brasil.
Para o Secretário da Secretaria de Políticas Públicas e Empregos (SPPE) do MTE, Carlo Simi, a parceria vai proporcionar melhor qualidade dos cursos e maior agilidade na colocação de trabalhadores no mercado de trabalho. “Isso vai ocasionar mais êxito. É um projeto para o Brasil”, destacou.
Capacitação – Os programas de qualificação social e profissional ProJovem Trabalhador e Plano Nacional de Qualificação têm como objetivo o desenvolvimento de ações de qualificação, visando a inserção no mercado de trabalho. O provimento de conhecimento para os trabalhadores à Tecnologia da Informação é fundamental para alavancar as possibilidades de inserção no mercado de trabalho, seja em ocupações do setor de TI ou em outras ocupações nas quais o computador seja ferramenta de trabalho.
Assessoria de Imprensa do MTE
Comentários