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Melhor ambiente de trabalho aumenta a qualidade de vida

30 maio 2011

Melhor ambiente de trabalho aumeta a qualidade de vida

 

Conviver com a pressão no trabalho é sinal de problema nos relacionamentos e também na saúde. O estresse pode provocar irritação, dificuldade de concentração, explosão emocional, alta de colesterol, aumento no consumo de tranquilizantes, dores de cabeça, taquicardia, entre outros sintomas. Então o que fazer para relaxar, não perder o emprego e dar atenção à família?

A psicóloga Laura Pedrosa é coordenadora da pós-graduação em psicologia organizacional do Instituto de Desenvolvimento Educacional. Segundo ela, a condição de trabalho é uma das principais causas de estresse. “Você querer fazer um trabalho e não ter condições, não ter ferramentas… Também problemas de relacionamento, seja com os colegas ou com a chefia”, diz.

De acordo com a psicóloga, a empresa pode colaborar com o bem-estar do funcionário promovendo a saúde e, consequentemente, a qualidade de vida. “É uma forma de minimizar esses problemas que podem afetar a saúde do trabalhador”, afirma.

Uma das intervenções que a empresa pode fazer é, por exemplo, pôr à disposição do trabalhador um psicólogo. “Contratar consultores para trabalhar as relações. Fazer uma avaliação das condições de trabalho que, muitas vezes, são inadequadas, são impróprias”, pontua.

Ela lembra que é preciso ter muito cuidado com os problemas de saúde que vêm junto com o estresse: “A imunidade cai, aí vêm as doenças oportunistas. Gripe, problemas respiratórios, dermatológicos, cardiológicos… E tudo isso pode se agravar”, alerta.

Se o trabalhador apresenta esses sintomas, o gestor deve interferir e procurar as causas do problema. “Isso tem uma repercussão na própria organização. Se o trabalhador falta, isso tem um custo para empresa”, diz a especialista.

A orientação para o chefe é que ele ouça as reclamações do funcionário e procure resolver da melhor forma. “Que ele acolha a fala. E se ele não se achar confortável com essa situação, convide um profissional, um psicólogo, para orientar o grupo. Se o gerente não sabe administrar o estresse no empregado, o psicólogo pode intervir nessa situação”, diz Laura.

Ela diz que toda profissão gera estresse, mas algumas oferecem, naturalmente, maiores situações de estresse. “Profissionais bancários, atendentes de telemarketing, são segmentos do mercado que a própria demanda gera maior estresse”.

Fonte: Melhor ambiente de trabalho aumenta a qualidade de vida