Blog

Meio Ambiente do Trabalho – Obesidade é motivo de discriminãçao no emprego e na sociedade

10 fevereiro 2011

Meio Ambiente do Trabalho – Obesidade é motivo de discriminãçao no emprego e na sociedade

10/02/11

 É sabido que a obesidade já é motivo de preocupação por parte das autoridades que cuidam da saúde pública no Brasil. Certamente este fato não elide descuido do enorme contingente de cidadãos brasileiros acometidos pela fome, inclusive a carencial que resulta de inadequada variabilidade do teor dos alimentos de tal forma a propiciar a ingestão de nutrientes vitais em quantidades adequadas. Mas a obesidade proporciona outra fonte de preocupação das autoridades já que o obeso pode ser vítima de discriminação.

O fato vem a propósito das candidatas a professoras que , embora  aprovadas no exame de conhecimento, foram reprovadas no exame médico sob a alegação de serem inaptas para o exercício da docência devido obesidade. Existem características pessoais, como a gagueira, que podem desqualificar uma pessoa para o exercício da docência . A Secretaria de Gestão Pública do governo estadual paulista, responsável pela perícia, não comentou caso a caso. Esclareceu, entretanto, que “há casos em que a obesidade pode ser considerada doença, segundo os padrões da OMS [Organização Mundial da Saúde]”.

As empresas também são discriminatórias ao vedar a contratação de trabalhadores obesos. O critério é fundamentado em dois fatos: o primeiro é o de que o obeso é menos apto para atividades laborais que demandem expediência, agilidade, pronta reação. O segundo fundamento é o de que o obeso é mais sujeito a ser afetado por questões de saúde o que prejudica a sua assiduidade e produtividade. Um terceiro critério subjetivo é o fato da pessoa acima do peso ser mais difícil de aceitação no ambiente de trabalho. Enfim, a obesidade não é somente uma doença inabilitante, é uma desgraça capaz de menoscabar a condição social do indivíduo.

Existem suficientes motivos para que a obesidade seja uma questão de maior atenção por parte das autoridades encarregadas de monitorar a saúde pública. Torna-se cada vez mais imperioso que o atendimento ao obeso seja cada vez mais preventiva. A promoção da educação física nas escolas é um recurso que deve ser adotado assim como o monitoramento dos índices de triglicerídeos e colesterol. Enfim, como um problema de asúde pública, a obesidade deve merecer atenção dada as suas funestas consequências de natureza psico-social.

Fonte: Meio Ambiente do Trabalho – Obesidade é motivo de discriminãçao no emprego e na sociedade