Blog

Investimento para reduzir doenças e acidentes beneficia também as empresas

2 junho 2009

Atividades tão distintas como trabalhar com computadores ou em um canteiro de obras compartilham um mesmo problema: o risco de acidentes e doenças do trabalho.

Ainda que em diferentes graus, qualquer profissional – mesmo o que se dedica à mais burocrática das tarefas – pode ter a carreira comprometida por uma lesão, um envenenamento ou um problema psiquiátrico. A solução mais eficaz para isso, dizem especialistas, ainda é a prevenção.

Somente em 2007 (dados mais recentes), foram gastos, no país, R$ 42 bilhões com acidentes de trabalho. A previsão do Ministério da Previdência para este ano é maior: R$ 51,6 bilhões, incluindo custos diretos e indiretos.

Substituir o trabalhador acidentado, pagar pela sua recuperação, arcar com indenizações, entre tantas outras despesas, é muito mais oneroso do que investir em medidas preventivas, acredita Remígio Todeschini, diretor do Departamento de Saúde e Segurança Ocupacional do Ministério da Previdência Social.

“A empresa só tem a ganhar. É investir em qualidade de vida, em um produto melhor” – ressalta Todeschini.

Para o diretor executivo da Agência Brasil de Segurança, Fábio Piza, a prevenção pode determinar o risco da atividade, já que todas são suscetíveis aos acidentes.

“As ações de prevenção eliminam a perda, o que gera lucro direto” – sugere Piza.

Mas os benefícios não se limitam ao bolso do empresário. O médico do trabalho e auditor fiscal da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego no Distrito Federal, Alberto Trindade, aposta em modificações no ambiente de trabalho que ofereçam um clima agradável, tornando o profissional mais propício à produção.

“O conforto também faz parte da lei, o funcionário tem de se sentir bem na atividade que desempenha” – avalia Trindade.

Fonte: Correio Braziliense  – 31/5/2009

Fonte: Investimento para reduzir doenças e acidentes beneficia também as empresas