Índice de sobrecarga térmica será disponibilizado pela Fundacentro
Data: 22/08/2012 / Fonte: Fundacentro
A Fundacentro desenvolveu um software para estimar o IBUTG, índice relacionado com a sobrecarga térmica do trabalhador. Além deste índice, o software informará se a exposição ao calor está de acordo com a legislação vigente ou se ultrapassa o limite de tolerância estabelecido pela NR 15, para a caracterização ou não de atividade insalubre. Também serão fornecidas medidas de controle para prevenir o adoecimento como, por exemplo, pausas necessárias e a ingestão de água e sais.
O software baseia-se em dados de entrada fornecidos pelo INMET – Instituto Nacional de Meteorologia, órgão do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, a partir de um Acordo de Cooperação técnica, assinado pelas duas instituições em agosto de 2012.
O INMET vai transferir os dados meteorológicos de hora em hora para um servidor instalado no CTN – Centro Técnico Nacional. Será possível acessar esse sistema pela internet e obter automaticamente o IBUTG, basta colocar o endereço do local onde está se exercendo o trabalho e a atividade da pessoa ou grupo de trabalho.
“Fizemos uma ferramenta para monitorar o trabalhador sem que seja necessário ir ao local de trabalho para fazer as medições das temperaturas com a árvore de termômetros”, explica o tecnologista da Fundacentro, Paulo Alves Maia, responsável pelo projeto.
O software de gerenciamento já está pronto e somente aguarda o início do repasse de dados pelo INMET. Assim que a transferência começar, haverá uma fase de teste. Depois o sistema de monitoramento de sobrecarga térmica será aberto ao público.
A primeira atividade laboral a ser avaliada será a do cortador de cana-de-açúcar. “O Ministério Público do Trabalho nos procurou com essa demanda”, relata Maia. “Este ano nossa meta é ajustar o sistema e disponibilizar esta ferramenta de monitoramento para prevenir doenças e morte de cortadores de cana. Acrescentaremos outras atividades de agricultura em 2013”.
Histórico
O sistema de monitoramento é fruto do projeto Estimativa da sobrecarga térmica de grupos homogêneos de trabalhadores laborando a céu aberto. Esse trabalho foi desenvolvido pelas unidades da Fundacentro em Campinas e Santa Catarina, utilizando as variáveis meteorológicas medidas pelo INMET na sua formulação teórica.
Com o Acordo de Cooperação Técnica, o acesso ao software poderá ser disponibilizado ao público, que poderá estimar online a sobrecarga térmica de grupos de trabalhadores. O sistema permitirá aos interessados, entidades públicas e privadas, o planejamento de ações preventivas que contribuam para a diminuição das doenças e morte no campo relacionadas à exposição ao calor.
Tanto empresas quanto órgãos sindicais e governamentais podem se beneficiar com essas informações. “O sistema ainda poderá ser uma ferramenta importante para determinar o efeito da exposição ao calor sobre a morte ou a doença dos trabalhadores”, conclui o tecnologista da Fundacentro.
Fonte: Índice de sobrecarga térmica será disponibilizado pela Fundacentro
Comentários