Geral – Acordos são assinados na I Bienal Fundacentro de SST
Brasília/DF – A Fundacentro deu início a três acordos de cooperação, no primeiro dia da I Bienal Fundacentro de SST, dia 23 de março. O primeiro deles foi o acordo de cooperação com a Defensoria Pública da União. O objetivo é erradicar o crescente número de acidentes de escalpelamento devido à falta de segurança nas embarcações de trabalho que atingem a região amazônica. Assinaram o acordo, pelas partes, o Dr. José Rômulo Plácido Sales, Defensor Público Geral Federal, e o Dr. Eduardo Costa, Presidente da Fundacentro. Como testemunhas, assinaram o Ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi, o Ministro da Advocacia Geral da União, Dr. Luis Inácio Lucena Adams, e o Procurador Geral Federal (AGU), Dr. Marcelo Siqueira.
Canal Saúde
O segundo acordo, de cooperação técnica, foi firmado com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), visando o desenvolvimento de programas, projetos e atividades de pesquisa, ensino, desenvolvimento tecnológico, assistência à saúde, qualidade e meio ambiente, sobre questões relacionadas aos riscos ambientais e ocupacionais para os trabalhadores. O acordo permitirá a divulgação e a promoção de cursos à distância, através do Canal Saúde. Assinaram pelas partes, o Presidente da Fiocruz, Paulo Ernani Gadelha Vieira, representado no ato pela vice-presidente da Fiocruz, e o Dr. Eduardo Costa, Presidente da Fundacentro. Como testemunhas, assinaram o Ministro da Advocacia Geral da União, Dr. Luis Inácio Lucena Adams, o Ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi, e o ex-presidente da Fundacentro, dr. Jurandir Boia Rocha.
Têxtil
O terceiro documento assinado foi um instrumento entre a Fundacentro e a Confederação Nacional dos Trabalhadores das Indústrias do setor têxtil, vestuário, couro e calçado (Conaccovest). O objetivo é garantir o reconhecimento de direitos e obrigações sobre a propriedade industrial relativa aos protótipos desenvolvidos pela Fundacentro, pelo inventor Ricardo Serrano, tecnologista e designer da instituição. Assinaram o documento, pela Conaccovest, a presidente da entidade, Eunice Cabral, e pela Fundacentro, o dr. Eduardo Costa, tendo como testemunhas, o Ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi, o Ministro da Advocacia Geral da União, Dr. Luis Inácio Lucena Adams.
Trabalho sustentável
O quarto acordo foi um termo de cooperação técnica entre a Fundacentro e o Conlest – Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento da Região Leste Fluminense. O acordo destina-se a realizar estudos para construir uma política para o trabalho sustentável, a partir do estudo do impacto das atividades do Conleste sobre a saúde, o meio ambiente, e a segurança dos trabalhadores. Pela Fundacentro, assinou o Dr. Eduardo Costa, e pelo Conleste, o Prefeito do Município de Tanguá (RJ), Carlos Roberto Pereira, tendo como testemunhas o Ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi, o Ministro da Advocacia Geral da União, Dr. Luis Inácio Lucena Adams.
Todos estes acordos já estão em pleno vigor, e as atividades já iniciadas a pleno vapor.
Fonte: Geral – Acordos são assinados na I Bienal Fundacentro de SST
Comentários