Blog

Fundacentro prepara ações para prevenção de doenças respiratórias

2 abril 2010

            2010 foi o ano escolhido pela 40ª Conferência sobre Saúde Pulmonar, realizada em Cancún, no México, como o Ano do Pulmão

            A Fundacentro, Centro Colaborador da OMS, começa a preparar ações voltadas para conscientização e prevenção das doenças respiratórias causadas pelo trabalho, a partir das diretrizes emanadas na reunião de Diretoria e Comissões da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT), realizada em Curitiba em janeiro deste ano, a qual contou com participação do pneumologista e pesquisador da instituição, Eduardo Algranti, responsável pela Comissão de Doenças Respiratórias Ambientais e Ocupacionais da SBPT.

           Entre as ações serão abordados temas da área, como por exemplo, a Proteção Respiratória de pessoal de serviços de saúde e população para diminuir o contágio do H1N1, os Efeitos respiratórios da exposição a poluentes urbanos e queima de biomassa, Poeira de sílica e seu potencial agressivo (incluindo o aumento de risco da tuberculose) e Contribuição das exposições ocupacionais na carga de doenças obstrutivas (Asma e Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica) e no Câncer de Pulmão.

            Uma das principais atividades que será coordenada pela Fundacentro será a veiculação na mídia de conteúdos relacionados com as doenças respiratórias ocupacionais e ambientais, em parceria com a Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia.

            As últimas estatísticas divulgadas pela Organização Mundial da Saúde em 2007, apontam que as 5 maiores doenças pulmonares são o câncer, as doenças crônicas obstrutivas do pulmão, pneumonia, tuberculose e asma, que juntas são responsáveis por cerca de 20 dos óbitos na população. Somente a asma afeta cerca de 300 milhões de habitantes do planeta.

            Para o pneumologista e pesquisador da Fundacentro, Eduardo Algranti é necessário que haja mais dados epidemiológicos nacionais que mostrem a prevalência e incidência da asma relacionada ao trabalho que é a doença ocupacional respiratória diagnosticada com mais freqüência no Ambulatório de Pneumopatias Ocupacionais da instituição.

           O especialista reforça a importância de uma política de trabalho e saúde que contemple ações efetivas e eficientes para a prevenção das exposições ocupacionais danosas ao sistema respiratório, algumas delas reconhecidas a alguns séculos e ainda presentes no dia-a-dia, como por exemplo, as exposições descontroladas à sílica. “Boa parte das exposições ocupacionais de risco são perfeitamente controláveis por métodos de trabalho que incorporem o conhecimento e a incorporação de medidas de controle de exposições, muitas delas de implementação simples”, observa o pesquisador.

          No portal da Fundacentro, encontram-se informações sobre sílica e silicose localizadas no subsite “Sílica e Silicose” como parte do Programa Nacional de Eliminação da Silicose, em http://www.fundacentro.gov.br/index.asp?D=SES

Fonte: Fundacentro prepara ações para prevenção de doenças respiratórias