Funcionários comissionados são inclusos na CLT
por FinancialWeb
12/07/2010
Empregados domésticos, trabalhadores rurais e servidores públicos temporários também passarão a ser regidos pela lei trabalhista
A Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público aprovou na última quarta-feira (07) projeto de lei 3128/04 que inclui os ocupantes de cargos públicos em comissão e outros trabalhadores entre os beneficiários da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).
Pelo texto, de autoria do deputado Eduardo Valverde (PT-RO), a CLT será aplicada no que não for incompatível com as leis especiais e as disposições contratuais individuais e coletivas em vigor.
A proposta beneficia empregados domésticos, trabalhadores rurais, empregados públicos das administrações direta e indireta, ocupantes de cargos públicos em comissão e servidores públicos contratados por tempo determinado para atender necessidade temporária de excepcional interesse público.
Atualmente, os dispositivos da CLT não se aplicam aos empregados domésticos; aos trabalhadores rurais; aos funcionários públicos federais, estaduais e municipais; e aos servidores de autarquias paraestatais.
Segurança jurídica
De acordo com alverde, o projeto vai proteger as relações empregatícias na administração pública, em especial os que exercem cargos temporários, como os agentes comunitários de saúde e os ocupantes comissionados.
O relator, deputado Daniel Almeida (PCdoB-BA), recomendou a aprovação da proposta. “O projeto propõe uma medida justa e legítima. Ele dá conteúdo concreto a um dos mais simples princípios jurídicos, expresso na máxima “onde há a mesma razão deve haver o mesmo direito””, disse.
O projeto tramita em caráter conclusivo – rito de tramitação pelo qual o projeto não precisa ser votado pelo Plenário – e ainda será analisado pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.
Íntegra da proposta PL-3128/2004
*Com informações da Agência Câmara de Notícias
Comentários