Eventos paralelos movimentam 9ª Prevenor
Recife/PE – A 9ª PreveNor (Feira Norte-Nordeste de Saúde, Segurança no Trabalho e Emergência) iniciou em 24 e seguiu até 26 de novembro. Foram três dias de capacitação e atualização profissional, com uma programação qualificada de seminários, workshops e cursos. Os visitantes puderam conferir também as novidades do mercado de equipamentos, produtos e serviços nos estandes, que ficaram à disposição do público das 10h às 19h.
No seminário de abertura da 9ª Prevenor, o engenheiro de Segurança e diretor da Fundacentro Regional de Pernambuco, Maurício Viana, ressaltou a importância da realização de um evento deste porte na região. “Pernambuco vive um momento ímpar de crescimento e de geração de empregos. Houve um boom econômico na região e acredito que este é o momento certo de colocarmos o tema em pauta, afinal, precisamos que este desenvolvimento seja acompanhado por ações preventivas”, salientou. Eventos gratuitos foram, como sempre, muito procurados e complementaram a programação técnica, democratizando a participação dos profissionais. É o caso do 9º Seminário Norte e Nordeste de SST e Emergência, um dos destaques do primeiro dia da feira. Pela manhã, a responsabilidade civil e criminal dos profissionais de SST foi tema de palestra com o Juiz do Trabalho da 20ª Região/SE, José Augusto do Nascimento. Logo após, houve a apresentação de cases vencedores do Prêmio Proteção Brasil nas categorias de gerenciamento de riscos, comunicação em SST e qualidade de vida no trabalho.
Ergonomia
Durante o segundo dia, o 4º Senaergo (Seminário Nacional de Ergonomia Aplicada ao Trabalho) foi destaque entre os eventos paralelos. O evento trouxe debates sobre formas eficientes de implementação da Ergonomia no trabalho. Também foram enfocados a viabilidade da ergonomia nas empresas, suas formas de garantir resultados, sua implementação e manutenção a baixos custos. “Queremos mudar o pensamento de que a ergonomização do ambiente laboral é onerosa para o empregador. Para isso, vamos mostrar a eles que a Ergonomia pode ser sustentável, tendo seu custo-benefício real, aplicável e rentável em termos de ganhos de produtividade e diminuição do absenteísmo e economia de recursos”, destacou o ergonomista e coordenador do evento José Henrique Alves. O ciclo de palestras ainda buscou traçar um perfil entre a relação da ergonomia com o adoecimento laboral, com o FAP e com a inclusão do portador de deficiência no mercado profissional.
Prevencionistas reunidos
Na sexta-feira, 26, ocorreu 2º Encontro Norte-Nordeste dos Técnicos de SST. O debate se iniciou com a importância da sindicalização para o mundo do trabalho, com Paulo Sebastião Pessoa. A seguir, outros assuntos atuais e relevantes para a categoria foram abordados, como: conselho de técnicos de segurança do trabalho, responsabilidade civil e criminal nos acidentes do trabalho e a atenção à saúde do trabalho no SUS. Também estiveram em destaque na programação de SST os Workshops para Atualização de Profissionais. A primeira atividade foi focada em proteção respiratória, reforçando os conceitos alusivos à proteção respiratória e esclarecendo dúvidas sobre o tema. Em seguida, os assuntos que entraram em pauta foram laudo pericial e seus procedimentos legais, com José Augusto do Nascimento.
Próxima edição
A próxima edição do evento ocorre em Salvador entre os dias 19 e 21 de outubro de 2011. “A Prevenor Bahia era um antigo sonho da Proteção Eventos que agora estará sendo concretizado graças ao apoio de várias instituições. Será uma feira de grande qualidade, reunindo as principais empresas brasileiras fornecedoras de produtos e serviços para as áreas de saúde e segurança do trabalho, além de resgate e emergência”, ressaltou o diretor Alexandre Gusmão. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail [email protected] e fone (51)2131-0400.
fonte: www.protecao.com.br
Comentários