Ergonomia – Vídeo leva educação postural para o campo
Ergonomia – Vídeo leva educação postural para o campo
Já está pronto o vídeo do Programa Educação Postural no Campo, que leva aos trabalhadores e produtores rurais informações sobre o que está certo e o que está errado na postura ao realizar as atividades mais corriqueiras do meio rural: capinar, ordenhar, plantar, colher, levantar carga e dirigir trator, entre outras. De acordo com a Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP), as dores nas costas afetam três em cada 10 brasileiros. Em 2010, o Ministério da Previdência divulgou que 77 mil trabalhadores foram afastados de seus empregos, no campo e na cidade, devido a esses problemas posturais.
Por isso, o Sistema CNA/Senar vai levar o Programa de Educação Postural no Campo aos produtores e trabalhadores rurais. “Temos que promover a reinserção dessas pessoas no mercado de trabalho”, afirmou o ministro da Previdência Social, Garibaldi Alves Filho, quando assinou o termo de cooperação no lançamento do Programa. O termo de cooperação assinado entre o Sistema CNA/Senar e o Ministério da Previdência Social foi firmado em maio de 2011, com o objetivo de reabilitar trabalhadores e produtores rurais para inserí-los novamente no mercado de trabalho.
O programa Educação Postural no Campo faz parte de um Programa maior do Sistema CNA/Senar: o Trabalho Decente, que inclui ainda outros dois: Mãos que Trabalham e EPI – Trabalhador Protegido.
O programa será levado a todo o país, como tema transversal em todos os cursos do Senar. O vídeo é um dos instrumentos de educação, que inclui também uma cartilha. Ainda na primeira quinzena de julho, o Senar enviará cópias do vídeo para todas as regionais. “Com esta iniciativa, vamos estimular as pessoas do campo a contribuírem mais com a atividade agropecuária. Talvez o Senar seja hoje a única instituição do mundo que trabalha diretamente com o produtor e o trabalhador rural”, disse a Presidente da CNA, senadora Kátia Abreu, no lançamento do programa.
VÍDEO
Este vídeo é um dos instrumentos de educação postural que levará ao produtor e trabalhador rural as informações sobre o que está certo e o que está errado na postura ao realizar as atividades mais corriqueiras do meio rural: capinar, ordenhar, plantar, colher, levantar carga e dirigir trator, entre outras.
Fonte: Agrosoft
Fonte: Ergonomia – Vídeo leva educação postural para o campo
Comentários