Blog

Ergonomia – Design a favor do bem estar

7 fevereiro 2011

Ergonomia aplicada em objetos de uso contínuo diminui os riscos de lesões por fadiga e esforço repetitivo

A preocupação no período da volta às aulas vai além da aquisição dos itens da lista de material escolar. No decorrer do ano letivo, as reclamações de dor nas costas e braços se tornam rotineiras e servem de alerta para os pais, indústria e especialistas. Afinal, qual é a importância da aplicação da ergonomia no dia a dia?

A presença dos produtos ergonômicos nas prateleiras aumenta à medida que o número de consumidores preocupados com a saúde se faz mais presente nos pontos de venda. Ergonomia é a palavra da vez quando se trata da melhor adaptação do homem com o meio no qual ele exerce atividades como estudo, trabalho e até mesmo lazer.

Os fabricantes têm investido em pesquisas para desenvolver, a custos mais competitivos, produtos ergonômicos. O objetivo é disponibilizar no mercado uma gama de produtos que sobrecarreguem menos o organismo, tornando atividades repetitivas menos prejudiciais ao corpo e evitando problemas como tendinites e lesões.

Engana-se quem acredita que os princípios de ergonomia são aplicados apenas em aparelhos eletrônicos e design de mobiliários. Juarez Vidal, gerente geral da Livrarias Catarinense em Santa Catarina, afirma que a tendência ergonômica já foi integrada ao mix de produtos do varejo. “Hoje temos a disposição produtos inovadores, nos setores de informática e papelaria, destinados a diferentes atividades e faixas etárias”.

 

Produtos

Diversos objetos usados em atividades diárias possuem versões ergonômicas disponíveis no mercado. A caneta e o lápis ergonômicos se adaptam ao contorno da mão, aliviando a tensão sobre os músculos e sintomas de problemas como tendinite e artrite.

A versão diferenciada destes objetos possui formato triangular e acabamento antiderrapante, desenvolvidos para facilitar o manuseio e manter a mão em um ângulo mais confortável. “Para as crianças, as canetas, borrachas, tesouras e lápis ergonômicos ajudam no desenvolvimento da coordenação motora, ainda em fase de estimulação”, afirma Juarez Vidal.

As vilãs da ergonomia, as mochilas, também ganharam adaptações estratégicas, visando a uma melhor distribuição do peso entre os ombros e diminuição da fadiga na coluna.  Entre os modelos destinados ao público infantil estão os equipados com rodinhas que, quando regulados de acordo com a altura da criança, evitam que o corpo fique curvado durante o transporte do material escolar.

Os acessórios de informática são os produtos ergonômicos mais conhecidos pelos consumidores, por causa do alto índice de lesões causadas devido ao uso contínuo do computador. Os mouses e teclados adaptados são maiores e adequam-se melhor à mão do usuário, respeitando o posicionamento dos dedos. Existem também os pads, espécie de apoio que mantém o braço do usuário em uma posição agradável, diminuindo a tensão no punho.

Todas as lojas da Rede Livrarias Catarinense e Curitiba, em Santa Catarina, possuem materiais ergonômicos e profissionais capacitados para atender e sanar as dúvidas do consumidor. Para adquirir os produtos sem sair de casa, acesse o site www.livrariascatarinense.com.br.

Fonte: Ergonomia – Design a favor do bem estar