Blog

Entidades da indústria e MTE firmam parceria para disseminar nova NR 12

24 maio 2011

Entidades da indústria e MTE firmam parceria para disseminar nova NR 12

        Auditor revela quadro de empresas do PIM em Seminário da FIEAM

O presidente em exercício da FIEAM, Athaydes Mariano Félix, anunciou ontem (18) a parceria entre Confederação Nacional da Indústria (CNI), Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (FIEAM) e o Ministério do Trabalho e Emprego para disseminar as informações necessárias e conscientizar profissionais da área sobre a nova NR 12, por meio de seminário mais técnico, em futuro próximo, com a participação do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e Serviço Nacional da Indústria (SESI).

As principais não conformidades da nova NR 12 identificadas em março durante as ações fiscais do Ministério do Trabalho e Emprego no Polo Industrial de Manaus (PIM) foram apontadas durante o Seminário “A Nova NR 12”, realizado na terça-feira (17), pela FIEAM, em parceria com a CNI e MTE.

A nova redação da Norma foi resultado de intenso processo tripar­tite, que contemplou peculiaridades de diferentes modelos de máquinas e equipamentos presentes nos distintos setores de atividade. A atualização traz explicações bem mais detalhadas sobre instalações e dispositivos de segurança, o que deve revolucionar a forma para que a máquina seja concebida de forma mais segura para o trabalhador.

De acordo com o auditor do Trabalho e membro da Bancada de Governo na Comissão Nacional Tripartite Temática da NR 12 do MTE, Hildeberto Nobre, a ausência de proteções em zonas perigosas, distanciamento inadequado das cortinas de luz, dispositivos inadequados, comandos bimanuais que não atendem as normas nacionais, falta de treinamento de pessoal e painéis em línguas estrangeiras estão entre os principais fatores que interferem na segurança dos trabalhadores no manuseio de máquinas.

 “O PIM ainda precisa avançar muito em relação ao cumprimento da NR12. No entanto, percebo o interesse das empresas e dos profissionais em buscar informações para se adequarem às normas. O cumprimento da NR 12 traz ganho para o trabalhador – que tem sua segurança garantida; para o governo – que diminui os números de acidentes no trabalho e para a própria empresa que obtém produtividade do trabalhador”, salienta Nobre
 
O Seminário atendeu solicitação feita por empresários do PIM, logo após as ações fiscais do MTE, na qual pediram a intervenção da FIEAM para negociação de prazos de adequação e a realização de um debate técnico sobre as novidades da Nova NR 12.

Na ocasião, além de apontar as não conformidades das empresas do PIM, o auditor mostrou aos participantes as responsabilidades de cada profissional, discutiu os itens principais da norma e respondeu a questionamentos do público.

A técnica da Masa da Amazônia, Ana Cristina, falou sobre a iniciativa. “As empresas estão à mercê de uma fiscalização. Nós profissionais temos muitas dúvidas em relação a NR12, então nada mais oportuno do que este Seminário para disseminar as informações e conscientizar o empregador. Pretendo criar agora um comitê multidisciplinar na empresa, pois a responsabilidade da segurança do trabalhador não é apenas da equipe do SESMT, mas de todas as pessoas que fazem a empresa”, disse.

Fonte: Entidades da indústria e MTE firmam parceria para disseminar nova NR 12