Blog

Críticas: Faça bom proveito delas

15 julho 2010

               Culturalmente, não estamos acostumados a receber críticas de forma positiva. Em geral, a primeira reação é emocionalmente carregada de discordância. Mas essa “defesa pessoal” impede que enxerguemos muitas oportunidades de melhora.
               Todo profissional sabe que possui pontos de vulnerabilidade a serem melhorados. Isso é natural. Mas poucos têm a capacidade de escutar e a maturidade para refletir sobre uma crítica. Assim, preferem desconsiderá-la, em vez de ter disposição para pensar sobre ela.
               Não tenha medo das críticas: ao contrário, procure explorá-las. Reflita sobre o que tem feito, pergunte para si mesmo “Por que as pessoas me enxergam assim?”, peça sugestões para possíveis alternativas aos seus pontos fracos, procure solucionar suas dúvidas. 
               Mesmo que não concorde com a forma como a crítica foi feita, tente focar o conteúdo. Até porque, por trás de toda crítica, existem diversas oportunidades de crescimento pessoal.

 

Fonte: Ágilis RH.

Fonte: Críticas: Faça bom proveito delas