Blog

Controle de riscos no trabalho com eletricidade gera bons resultados

9 agosto 2012

Data: 06/08/2012 / Fonte: Revista Proteção

Com o avanço tecnológico, o crescimento mundial desenfreado e o aumento da perspectiva de vida, o conceito de desenvolvimento industrial mudou. Isto tem exigido que a direção das empresas amplie a gestão sobre seus negócios, não focando somente no produto, mas atentando também para os trabalhadores, sua saúde física e as condições de trabalho e ambiente a que estão expostos. Estas práticas são difundidas na empresa para proporcionar um ambiente de trabalho melhor e, ao serem absorvidas pelos trabalhadores, podem também ser adotadas fora do local de trabalho, proporcionando bem-estar à família e multiplicando-se na sociedade.

Desde a publicação do novo texto da NR 10, por intermédio da Portaria 598/04 do Ministério do Trabalho e Emprego, au­mentou o interesse sobre a segurança em instalações e serviços com eletricidade. As estatísticas oficiais não apresentam informações detalhadas sobre os acidentes relacionados direta ou indiretamente com o contato ou proximidade de circuitos elétricos. No entanto, relatos de empresas e jornais e alguns estudos específicos servem como alerta sobre a importância da adoção de medidas para proteção dos trabalhadores e da população como um todo.

A partir do exposto, vislumbram-se oportunidades de diagnosticar as necessidades de implantação de um sistema de gerenciamento de riscos na manutenção da iluminação pública urbana, identificando também os processos estratégicos, aqueles que devem apresentar rendimento excepcional para que a área especi­fi­ca­da apresente resultados satisfatórios. O objetivo deste artigo é identificar as oportunidades para implantar um sistema de gerenciamento de riscos baseado na norma NBR ISO 31000, para analisar e planejar as ações desenvolvidas nas atividades de manutenção elétrica na iluminação pública de uma prefeitura municipal no Rio Grande do Sul.

Confira o artigo completo na edição de agosto da Revista Proteção

Fonte: Controle de riscos no trabalho com eletricidade gera bons resultados