Blog

Confiabilidade humana e resiliência devem fazer parte dos projetos

13 julho 2013

Data: 08/07/2013 / Fonte: Revista Proteção

O desenvolvimento de projetos e o seu gerenciamento são a aplicação de conhecimentos, habilidades, ferramentas e técnicas a fim de atender aos objetivos do projeto. Gerenciamento este baseado no menor prazo, com o menor custo, otimizando o uso dos recursos, dentro da qualidade combinada, correndo menos riscos e satisfazendo todas as partes interessadas.

O processo de projeto de megaempreendimentos, tecnicamente denominados projetos de capital, tem sido objeto de bastante atenção por parte de grandes empresas. Especial ênfase tem sido dada a métodos de gestão do processo de projeto desses empreendimentos. E, mais ainda, ao que se refere às etapas iniciais, nas quais se desenvolvem os estudos estratégicos e a definição da viabilidade e atratividade do negócio, a definição preliminar dos custos e do CAPEX (Capital Expenditure), a gestão dos riscos e a análise preliminar das alternativas de engenharia para esses empreendimentos.

O fato de estarem normalmente orientados a setores industriais como o da mineração, energia, petróleo, gás, etc., caracterizados por um grau de complexidade bem maior do que a que envolve a gestão do processo de projeto de outros tipos de empreendimentos, faz com que a gestão de projetos envolva a criação de um equilíbrio entre as demandas de escopo, tempo, custo, operabilidade, segurança e bom relacionamento com o cliente.

O sucesso na gestão de um projeto está relacionado ao alcance dos seguintes objetivos: entrega dentro do prazo previsto, dentro do custo orçado, com nível de desempenho e segurança adequado, aceitação pelo cliente, atendimento de forma controlada às mudanças de escopo com respeito à cultura da organização e ao meio ambiente.

Segundo pesquisas realizadas por entidades de gerenciamento de projetos de atuação em âmbito internacional, cerca de 30% dos problemas que ocorrem nas obras são decorrentes de um projeto mal desenvolvido, sobretudo na sua fase de concepção, cujos reflexos aparecerão durante a execução do empreendimento.

Nesse contexto, um dos métodos comumente utilizados pela indústria de mineração na etapa de pré-planejamento de projetos de capital é o FEL (Front-End Loading). O artigo apresenta a proposta de integração de elementos centrados em confiabilidade humana e engenharia de resiliência a uma das ferramentas de análise de riscos aplicada na fase de desenvolvimento de empreendimentos de projetos de capital em uma empresa de mineração.

Autor: Márcio Azevedo dos Santos

Confira o artigo completo na edição de julho da Revista Proteção

Fonte: Confiabilidade humana e resiliência devem fazer parte dos projetos