Cenário exige novas estratégias para conquistar talentos
A busca por talentos está aquecida em todo o mundo e, para conquistar os melhores profissionais, as empresas precisam apresentar seus diferenciais. É hora de influenciar positivamente a percepção dos possíveis candidatos. O tema orientou a palestra que Chafic Abillama, diretor de Mídias de Recrutamento da Monster Worldwide, empresa global de recrutamento on-line, fez no Congresso sobre Gestão de Pessoas (CONARH 2011), realizado semana passada, em São Paulo. Abillama, que é o estrategista da Monster para as maiores companhias globais, conversou com o CanalRh sobre o conceito de employer branding e sobre a importância das estratégias de recrutamento no atual contexto de redes sociais, aquecimento do mercado de trabalho e disputa global por talentos.
CanalRh – O que é employer branding?
Chafic Abillama – Employer branding é o ato de influenciar positivamente a percepção das pessoas que estão em busca de uma oportunidade profissional sobre um determinado empregador, por meio da comunicação e da experiência. A idéia é que o colaborador em potencial seja influenciado pelo que o possível empregador comunica e também pela experiência que tem ao contatar esse possível empregador.
CanalRh – Por que isso é um conceito de valor para o mercado?
Abillama – O conceito de employer branding é universal e utilizado por vários empregadores em todo o mundo para atrair os melhores talentos. O fato é que, como a competição por talentos está muito intensa, os empregadores precisam encontrar formas de se destacar frente aos seus públicos de interesse e, além disso, precisam conquistar uma imagem positiva de longo prazo na mente dessa audiência.
CanalRh – Como as novas tecnologias influenciam os processos de atração e retenção de talentos?
Abillama – Com a recente expansão das redes sociais, a generalização dos canais de comunicação e a mobilidade dos talentos há um crescimento da competitividade no mercado. Isso acontece porque essas ferramentas facilitam a identificação dos talentos e o acesso a eles. Nesse ambiente, atrair e reter talentos tornou-se um processo natural no qual o candidato certo e o empregador certo podem se conectar.
CanalRh – O cenário é diferente para as companhias dos mercados emergentes, na comparação com mercados maduros?
Abillama – A fim de competir em nível local, os empregadores precisam ser ágeis e reagirem rapidamente ante a dinâmica do mercado em constante mudança. O planejamento minucioso deve abrir caminho para estratégias criativas adequadas para a detecção de oportunidades no mercado. Essa é uma mentalidade de empresa de pequeno porte, que difere da metodologia de planejamento detalhado requerida nos mercados maduros, em que as mudanças são mais lentas. Nesse sentido, o cenário dos mercados emergentes é muito mais competitivo, uma vez que a quantidade de oportunidades pode gerar índices maiores de turn over.
CanalRh – Na atualidade, como podemos analisar os benefícios do recrutamento on-line e tradicional?
Abillama – Comparando as estratégias tradicionais de recrutamento com os sistemas on-line, verificamos que o segundo tem alcance muito mais amplo e custo mais baixo, além de oferecer grande oportunidade para mensurar a performance de alcance da campanha. No entanto, o grande número de profissionais expostos a essa estratégia de comunicação precisa de uma mensagem personalizada para reagir e, por isso, é importante enviar a informação para a audiência certa.
CanalRh – Como o senhor avalia o atual cenário de recrutamento em países emergentes como o Brasil?
Abillama – Como o Brasil se torna uma força econômica significativa, alguns empregadores podem precisar atrair talentos internacionais. Sem um posicionamento e sem uma campanha de branding adequados será muito mais difícil conectar, atrair e envolver talentos de alto nível. Localmente, a competição por talentos poderá resultar em excelentes oportunidades para os empregadores que investirem em suas estratégias de pessoal, utilizando canais mais modernos de comunicação para conectar a audiência que almejam atrair usando as mídias sociais e plataformas móveis.
fonte: www.canalrh.com.br
Fonte: Cenário exige novas estratégias para conquistar talentos
Comentários