Ato vai lembrar Dia Internacional de Prevenção das LER/DORT
Data: 26/02/2013 / Fonte: Sindiquímicos
Guarulhos/SP – Por ocasião do Dia Internacional de Prevenção às LER e DORT (Lesões por Esforços Repetitivos/ Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho), em 28 de fevereiro atos em vários países irão propor uma reflexão para chamar a atenção para a alta incidência das doenças geradas pelo esforço repetido nos ambientes de trabalho, oferecendo conhecimento sobre o assunto e conscientizando os trabalhadores sobre as prevenções.
Em Guarulhos, a data será lembrada em ação educativa das 9 às 13h, no Calçadão da Rua Dom Pedro II – centro da cidade. Promovida pelo Sindicato dos Químicos de Guarulhos e região – Sindiquímicos, Federação dos Trabalhadores nas Indústrias Químicas e Farmacêuticas do Estado de São Paulo – Fequimfaar, Confederação Nacional dos Trabalhadores no Ramo Químico – CNTQ, Força sindical, em parceria com o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador – Regional Guarulhos – Cerest, Prefeitura Municipal de Guarulhos e demais sindicatos da cidade, na ação, a equipe estará no local distribuindo material educativo e esclarecendo os transeuntes sobre as LER/DORT, entre outros.
“A ação anual propõe reflexões sobre o assunto e ações de prevenção à saúde e qualidade de vida do trabalhador em seus postos de trabalho. Serão contemplados trabalhadores que passam pela região e que moram em cidades próximas a Guarulhos”, diz Antonio Cortez Morais, vice-presidente e diretor do departamento de previdência do Sindiquímicos e da Força Sindical Estadual, diretor de Assuntos Previdenciários da CNTQ e representante da Força Sindical no Conselho Nacional de Previdência Social – CNPS.
LER/DORT – Lesões por Esforços Repetitivos/Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho
As LER/DORT englobam cerca de 30 doenças, das quais a tendinite, a tenossinovite e a bursite são as mais conhecidas. Elas são responsáveis pela alteração das estruturas osteomusculares – tendões, articulações, músculos e nervos. O Anuário Estatístico da Previdência Social de 2010 aponta para números alarmantes referentes às maiores doenças incidentes e responsáveis por afastamentos do trabalho, segundo a Classificação Internacional de Doenças – CID, o grupo de transtornos das sinóvias e dos tendões registra 30.147 casos e as outras dorsopatias (dor nas costas) somam 158.419 casos.
No ano de 2009, dentre os 50 códigos de CID com maior incidência nas doenças relacionadas ao trabalho, liquidados na Previdência Social, em todo o país, os mais incidentes foram aqueles relacionados ao sistema musculoesquelético, correspondendo às lesões no ombro (M75), sinovite e tenossinovite (M65) e dorsalgia (M54), com 19,7%, 17,2% e 7,6%, do total. Em 2010 e 2011, estes diagnósticos repetiram-se, correspondendo, respectivamente, a 20,0%, 15,5% e 7,4%, em 2010 e 20,2%, 14,2% e 7,7%, do total, em 2011.
Hoje, as LER/DORT são consideradas um problema de saúde pública, por afastarem do trabalho, trabalhadores jovens, que estão no auge de sua capacidade produtiva e pelo ônus aos cofres públicos. Benefícios concedidos pela Previdência Social – Previdenciários e acidentários em dezembro de 2012: 316.112 e acumulado entre janeiro e dezembro de 2012: 4.629.268.
Causas
Causadas pelo excesso e rapidez de movimentos, falta de pausas, manutenção de posturas incômodas por tempo prolongado, esforço físico intenso, fadiga mental excessiva, ambiente e organização do trabalho inadequados, as LER/DORT causam dores musculares, formigamento e fadiga, inicialmente de forma difusa e pouco intensa.
Serviço:
Dia Internacional de Prevenção das LER/DORT – “Trabalhar, sim! Adoecer, não!”
Data: 28 de fevereiro – quinta-feira
Horário: Das 9 às 13h
Local: Calçadão da Rua Dom Pedro II – Centro de Guarulhos
Fonte: Ato vai lembrar Dia Internacional de Prevenção das LER/DORT
Comentários