Blog

Acidentes de trabalho crescem 35% no primeiro trimestre

13 maio 2011

 Acidentes de trabalho crescem 35% no primeiro trimestre

269 casos foram registrados em Piracicaba em janeiro, fevereiro e março de 2011.

O número de acidentes de trabalho em Piracicaba aumentou 35% no primeiro trimestre deste ano em relação ao mesmo período de 2010. O setor da construção civil é um dos que mais registra acidentes. De acordo com o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador, 269 casos foram registrados em 2011. Em 2010, 173 casos haviam acontecido no mesmo tempo.

Os riscos da profissão são enormes e o salário dos trabalhadores nem sempre compensa o perigo que eles enfrentam todos os dias. Entretanto, há quem não pensa em desistir do serviço.

“A gente estudou pouco e ser pedreiro é uma forma de ter um salário melhor do que fazendo qualquer outra coisa”, diz o pedreiro Aurino Ferreira Paranhos.

Para trabalhar com a tranquilidade necessária, todo operário tem um equipamento de proteção individual específico para a função que desempenha na obra.

“É perigoso mesmo. Tem que ficar com todos os equipamentos de segurança para não correr risco na hora de trabalhar”, conta o auxiliar de pedreiro Elielson Pires Teles.

O técnico em segurança Anderson Aparecido Félix explica que o mais complicado na hora de cuidar da segurança dos trabalhadores é a conscientização deles.
“A conscientização desses operários é complicada. Muitos não querem ou não usam os equipamentos necessários. Cabe ao responsável pela obra atentar à isso. É fundamental que todos usem os equipamentos”, orienta.

Para o diretor do Sindicato da Construção Civil de Piracicaba, Milton Costa, o motivo do aumento dos acidentes é claro. Com o crescimento da construção civil, há a necessidade da contratação de um maior número de profissionais. 

“Isso contribui para a falta de preparo dos profissionais que são contratatados nas obras”, explica Costa. 

Fonte: EPTV Piracicaba

Fonte: Acidentes de trabalho crescem 35% no primeiro trimestre